Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol. Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite. Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado.
As frutas auxiliam no combate do alto colesterol (LDL). Goiaba, kiwi, morango, laranja contêm vitamina C e são aliadas da saúde do coração, pois evitam a formação de placas de gordura. “O abacate, por exemplo, beneficia combate do alto colesterol (LDL).
Qual a ideal dieta para quem tem colesterol alto?
Controlando o colesterol com a alimentação: alimentos como os óleos vegetais (óleo de soja e azeite de oliva), peixes, nozes e castanhas apresentam grande quantidade de gordura insaturada, que, quando consumidos com moderação, podem contribuir para a redução do colesterol total e do LDL e aumento do HDL.
Os vilões: Arroz, margarina e adoçantes figuravam na lista de alimentos permitidos em todas as idades. Mas hoje, integram a relação dos proibidões das dietas para evitar o aumento do colesterol. Temido quando se falava em colesterol, o ovo é essencial para o fígado metabolizar e reduzir o LDL.
Soja, tomate, frutas vermelhas e cítricas (incluindo a laranja), linhaça, alho, cebola, berinjela, feijão, abacate, alcachofra, aveia e oleaginosas como castanha do pará, castanha de caju, avelãs, amêndoas e nozes em pequenas porções diárias também são indicadas.
Coloque no prato