EQST

Como Se Faz A Incluso?

Como se faz a inclusão?

criar uma rotina na escola e sala de aula, o que exigirá paciência e persistência. promover a inclusão social (com os demais alunos), física (adequar as instalações físicas), pedagógica (atividades diferenciadas e focadas nas necessidades do aluno)

O que é necessário para uma escola se tornar inclusiva?

Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.

Como incluir alunos com deficiência nas aulas de educação física?

A inclusão escolar é pauta constante de discussão e estudos, mas a tarefa de incluir portadores de deficiência física em nossas aulas, não basta por si só, é necessário fazer a integração e socialização.

Qual a importância da Lei da inclusão de alunos com necessidades especiais na educação física escolar?

Seu objetivo principal é promover uma melhor qualidade de vida àqueles que, por algum motivo, necessitam de um atendimento mais adequado à sua realidade física, mental, sensorial e social.

Quais os desafios da educação física escolar Frente a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais?

O grande desafio, nesse sentido, é garantir o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos que apresentam especificidades sensoriais, cognitivas, físicas e psíquicas no sistema regular de ensino. Ao longo da história, verifica-se que a educação especial esteve marcada, inicialmente, pela segregação e exclusão.

O que você sugere para que as aulas de Educação Física sejam mais inclusivas?

O que devemos propor com uma Educação Física realmente inclusiva, é em adequar as atividades ao nosso aluno, e não o aluno à atividade (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 2000) para que sejam participativos e conseqüentemente haja um, desenvolvimento de suas potencialidades.

O que é uma educação física inclusiva?

Uma educação física, na perspectiva inclusiva, procuraria trabalhar conhecimentos da cultura corporal e não o desenvolvimento das aptidões físicas ou das habilidades motoras. Essa modalidade dialoga com questões de direitos humanos, sendo orientada pela equiparação de oportunidades e respeito às diferenças.

Quais são as dificuldades da educação física adaptada?

São consideradas da alçada da Educação Física Adaptada quaisquer pessoas portadoras de transtornos, sejam eles psicológicos ou físicos, que impeçam que essas pessoas participem ativamente de uma aula comum da disciplina, como os portadores de deficiências mentais, visuais, auditivas, físicas, com múltiplas deficiências ...

Quais são os principais objetivos da Atividade Física Adaptada?

Segundo Carmo (2008), o objetivo da educação física adaptada é alcançar pessoas portadoras de transtornos, sejam eles físicos ou psicológicos, que impedem que elas participem ativamente de uma aula comum da disciplina, a exemplo dos portadores de deficiências mentais, visuais, auditivas, físicas, múltiplas deficiências ...

Onde e quando surgiu a Atividade Física Adaptada?

surgiu na década de 1950 e foi definida pela American Association for Health, Physical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados.

Qual a importância da inclusão nos esportes?

A importância do esporte para a inclusão Por meio dela é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas. ... No caso dos alunos com deficiência, essa limitação pode estar mais evidenciada, mas o envolvimento com os colegas na prática esportiva fortalece a motivação para buscar a superação.