O lado direito do cérebro é considerado artístico: relacionado à observação e interpretação do mundo ao nosso redor. É ele quem analisa as situações em geral e oferece uma resposta imediata - ao contrário do lado esquerdo que segue uma série de passos cuidadosos.
Existem exercícios e brincadeiras que já conhecemos, como palavras-cruzadas, xadrez e sudoku que possuem um papel muito importante para o cérebro. Eles estimulam a capacidade de raciocínio rápido e lógico. Leitura e escrita diárias são exercícios também fundamentais para o processo de criatividade.
Assim, de acordo com a teoria proposta por Sperry, os lados do cérebro estão divididos entre as funções lógica e criativa, sendo o esquerdo responsável pela tomada de decisões “racionais” e o direito pelas escolhas “emocionais”.
Áreas estimuladas do cérebro gastam 1% mais energia do que as em repouso. Esse trabalho extra resultaria em uma canseira mental. E o cérebro pifaria vez ou outra, nos dando dor de cabeça e brancos na memória. A criatividade correria solta e ninguém ficaria preso a uma única área.
Mas como os neurônios se combinam, cada um pode armazenar muitos dados ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de armazenamento do cérebro humano para cerca de 2,5 petabytes (1 milhão de gigabytes).