Contudo, qual a razão desse resultado que deixa a parte do meio do bolo maior do que as laterais? A resposta é bem simples: a temperatura do forno. Um dos principais ingredientes para um bom bolo não está na massa, mas no calor a que ela é exposta.
Se o forno não for preaquecido corretamente, o calor não se distribui por igual, o que pode resultar em um bolo “torto". Antes de assar, deixe o forno esquentar por 10 minutos. Misturar a massa de maneira errada também causa problemas. Para não correr risco, ao adicionar o fermento, peneire-o junto com a farinha.
19- O que é o bolo abatumado e por que isso acontece? É aquele bolo que não cresceu e ficou massudo. Isso pode acontecer por várias razões: forno desregulado ou muito frio, bolo retirado do forno antes do tempo. No último caso, a massa absorve umidade, amolece e abaixa.
O sal inibe a ação do fermento e faz com que o pão não cresce. O sal deve ser adicionado momentos antes de sovar a massa. A temperatura da água ou do leite podem matar os fungos do fermento. ... É necessário calor moderado para ativar o fermento.
Quanto mais sovada ficar a massa, mais ela vai crescer e mais macio vai ficar o pão. Depois da massa sovada, deixe descansar por uns 20 a 30 minutos, bem coberta, se preferir coloque num recipiente com tampa (retire o ar).
30 minutos
Quando for pedido água quente ou leite quente, coloque quase frio, pois, se estiver muito quente, poderá anular o efeito do fermento. Procure usar a farinha na medida certa da receita e vá acrescentando aos poucos o mínimo necessário para amassar o pão.
Isto acontece porque a gordura preenche os poros da massa e forma uma camada protetora que retém umidade. Ela também lubrifica o glúten, tornando as proteínas mais elásticas, fazendo-o crescer. Mas sem exagerar, muita gordura pode atrapalha a ação do fermento e assim, o seu pão acaba ficando mais pesado.
- casca crocante: pincele com água; - casca macia: pincele com manteiga ou margarina derretida, ou mesmo com óleo, faça isso várias vezes enquanto assa; - casca dura: coloque uma assadeira com água fervente no chão do forno enquanto o pão assa.
Isso acontece porque o vapor que sai dele ainda quente entra em contato com o saco de papel ou plástico ou com o recipiente, tornando o ambiente úmido, condição ideal para o aparecimento dos fungos que causam o bolor, popularmente conhecido como mofo.
Embrulhar com um saco plástico pode ser uma boa solução. Porém, os mais rústicos, de casca dura envelhecem mais rápido, e, por esta razão, não devem ser embalados, pois a casca se torna borrachuda mais rapidamente. O ideal é consumir fresco ou congelar e esquentar no forno novamente sempre que quiser.
Para conservar o pão francês de um dia para o outro ou até por alguns dias, a dica é deixá-lo esfriar completamente e depois guardar em sacos plásticos com zip ou em recipientes plásticos com tampa. Depois é só guardar o pão em local seco e fresco e ele não endurecerá por até 3 dias.
1ª Guarde o pão em saco de papel ou de pano Mas é importantíssimo esperar o pão esfriar antes de embrulhar, senão ele murcha. Só não deixe o pão desembrulhado, ao ar livre, ou na geladeira, senão ele vai ressecar e endurecer.
O processo para fazer o fermento natural (que dura, em média, de 4 a 10 dias) deve iniciar com a mistura com 50 gramas de farinha de trigo e 50 ml de água. Depois, essa mistura deve ser colocada em um recipiente de vidro ou de cerâmica, coberta com um pano de prato e guardada até o dia seguinte.
Para garantir a qualidade siga essas orientações: