A Psicologia Infantil busca compreender, por exemplo, as formas da criança falar, sentir, gerar conhecimento, criar imagens e construir relações. Esses aspectos são abordados a partir da experiência individual, com o intuito de detectar conflitos e ressignificar eventos.
O conceito de infância e adolescência é uma invenção própria da sociedade industrial, ligado às leis trabalhistas e ao sistema educacional que torna o jovem dependente dos pais. ... A distinção criança e adulto fez com que a adolescência começasse a ser percebida como um período à parte do desenvolvimento humano.
Infância. Hoje, dedicamos às crianças algumas características peculiares que as distinguem fundamentalmente de um adulto. Essa idéia de infância foi uma transformação social e histórica, e, segundo Philippe Ariès, surgiu apenas por volta do século XIII. Às idades da vida também não era dado um significado especial.
Na Idade Média, a infância ficou minúscula: durava o tempo da amamentação. Assim que a criança ficasse um pouco maior, já era vestida como um “miniadulto em treinamento”. Meninos e meninas recebiam deveres iguais aos adultos e a ingenuidade e imaturidade eram tratadas como defeitos a serem abolidos logo.