O estrófulo, também chamado de prurigo agudo infantil, é uma dermatose desencadeada por picadas de insetos (pulgas, mosquitos e formiga), que ocorre nos primeiros anos de vida, principalmente em crianças atópicas (alérgicas).
O tratamento do estrófulo é realizado através da prevenção das picadas com uso diário de repelente, principalmente quando houver maior risco de exposição aos insetos. Existem alguns repelentes indicados para crianças, em idades específicas, que devem ser prescritos pelo pediatra.
Por fim, destacamos que tipicamente, as lesões surgem alguns dias após as picadas e as reações duram, em média, de 4 a 6 semanas. Um fato relevante (e que preocupa bastante os pais): é comum que as lesões evoluam para uma discromia pós-inflamatória, deixando máculas hipocrômicas ou hipercrômicas.
A apresentação mais comum é o surgimento de pápulas eritematosas com distribuição linear e aos pares, demonstrando o hábito do inseto que provocou a reação (Figura 1). O número de lesões é bastante variável podendo ser disseminadas.
Pomadas para picada de inseto
Além da vermelhidão e coceira, o inchaço evolui para o endurecimento do local, que aumenta de tamanho nas primeiras 24-48 horas, diminuindo gradativamente nos dias subseqüentes. Podem ser tão exuberantes a ponto de limitarem a mobilidade do membro.
Mosquito ou pernilongo A picada do mosquito comum causa um inchaço (bolha) com coloração avermelhada e provoca coceira. Muitas pessoas defendem que a picada do Aedes aegypti é imperceptível porque ele contém um anestésico em sua saliva, mas o inchaço pode surgir da mesma maneira.
Sinais de alergia à picada de inseto Pessoas mais sensíveis à picada de insetos podem apresentar alguns sintomas de alergia, como: Vermelhidão e inchaço do membro afetado; Dor ou coceira intensa no local afetado; Saída de um líquido fluido e transparente pelo local da picada.
A picada do barbeiro não doí, pois há um componente na saliva que anestesia, portanto a picada é indolor. Costuma sentir um coceira após um tempo por causa da irritação no local. Ao que você relatou, acredito que não seja barbeiro, mas sim, inseto de outra especie.
Outras como a formiga vermelha, no entanto, injetam um veneno que inflamará a pele e normalmente causará a aparência de uma bolha. Deve ser tratado com um creme de cortisona, mas não estourar, de modo que a infecção não se espalhe.
Você pode usar gelo também Para não machucar a pele, o ideal é envolver alguns cubinhos de gelo em um pano ou em um saco plástico – só depois é que você pode deixar o gelo repousando sobre a pele por alguns minutos, até que o derretimento comece.
Receita caseira fácil para remover mancha de picada de insetos , machucados e catapora. Ingredientes: -150 ml de água -2 colheres de sopa de aveia -1/2 limão espremido -1 colher de água oxigenada 10 volumes 1 colher de bicarbonato de sódio Modo de fazer: Misture os ingredientes e aplique no local.
Usar gelo Uma boa maneira de fazer isso é aplicar, com ajuda de uma tolha, gelo na ferida. “O gelo é um vasoconstritor, ou seja, ele diminui a circulação sanguínea da região e, consequentemente, alivia o incômodo”, elucida Adriana.
Para tirar manchas de queimadura da pele, como as provocadas pelo ferro de passar roupa, óleo quente ou limão, recomenda-se: Fazer uma esfoliação e depois esfregar o suco de limão na região. Mas é preciso alguma cautela com este procedimento, pois o limão pode manchar a pele, se a região for exposta ao sol.
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
Caso você tenha insuficiência venosa crônica, deverá previnir as manchas através da melhora da circulação (usando meias, fazendo exercícios e mantendo o peso ideal, para tirar a sobrecarga das veias), pois o acúmulo de sangue nas pernas, faz com que as pernas fiquem inchadas e o ferro do sangue grude em sua pele.
Infelizmente a dermatite ocre é de difícil reversão, mesmo após o tratamento das varizes. É difícil o clareamento da pele nas áreas pigmentadas. Existem cremes clareadores e tratamentos dermatológicos específicos que podem amenizar o quadro, no entanto o clareamento completo é improvável.
O tratamento das manchas deve ser feito com cremes clareadores contendo hidroquinona, ácido glicólico, retinoico, ácido kójico, ácido fítico ou diversas outras substâncias despigmentantes. Peelings e lasers podem ser muito eficazes também.
A dermatite ocre é uma doença inflamatória da pele, em que surgem várias manchas marrons em locais variados na perna e até mesmo no pé. Ocorre devido à insuficiência venosa, geralmente associada às varizes tratadas.
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
As manchas escuras que surgem no rosto, mãos, braços ou em outras partes do corpo podem ser causadas por fatores como exposição solar, alterações hormonais, acne ou feridas na pele.
Mancha marrom na pele Dentre as manchas marrons que podem surgir na pele, elas podem ser: Melanose solar. Hiperpigmentação pós inflamatória. Melasma.
Manchas marrons Melanose - ela está diretamente ligada ao sol e aparece mais no dorso das mãos, colo e costas, que são áreas de muita exposição solar. Muitas pessoas acham que é mancha de idade, mas é o acúmulo do sol. Um dos tratamentos é o laser de luz pulsada. E atenção: Não vira câncer!২৫ মে, ২০১৮
Para experimentar essa dica, mergulhe um chumaço algodão em uma colher de sopa de vinagre de maçã e aplique o produto sobre as manchas. Deixe agir por 20 minutos (permaneça longe do sol enquanto isso), enxágue com água morna e aplique um hidratante para mãos. Você pode fazer esse truque três vezes por semana.
O que causa Ferrugem na Pele Independentemente de fatores hereditários a ferrugem é causada pelo aumento da melanina, pigmento que dá cor à nossa pele, que tende a aumentar de número e escurecer mais durante o verão.