Epilepsia parcial, epilepsia focal ou crise jacksoniana é uma doença neurológica caracterizada por convulsões em uma área limitada menor que um hemisfério cerebral. Os sintomas dependem do lobo cerebral afetado e duram geralmente 1 a 2 minutos.
Sintomas de epilepsia generalizada
CRISE EPILÉPTICA GENERALIZADA
"Crises epilépticas são sintomas decorrentes de descargas cerebrais anormais. Epilepsia é a condição ou a doença que provoca a ocorrência de crises repetidas", diferencia. Condições como hipoglicemia ou taxa baixa de açúcar no sangue podem causar uma crise epiléptica.
A epilepsia rolândica é o tipo mais comum da doença e atinge uma média de 15% a 25% de todos os casos registrados antes das crianças completarem 15 anos de idade. As crises podem ser parciais ou generalizadas e acontecem, geralmente, durante o sono ou logo quando os pequenos acordam.
Após anos de tratamento, a maioria dos portadores de Epilepsia consegue se curar e podem deixar de tomar os medicamentos. "Isso costuma acontecer quando não existem lesões cerebrais graves. Quando, entretanto, tal ocorre provavelmente as pessoas terão que tomar medicação pelo resto da vida", afirma o médico.
O que é uma crise convulsiva focal São crises que afetam apenas uma parte do cérebro, com manifestação clínica variável de acordo com a região que foi acometida. Nas crises epilépticas focais sem alteração do nível de consciência, o paciente pode sentir um “aviso”, que pode ser diferente em cada pessoa.