O adjetivo é a palavra que caracteriza os seres ou os objetos nomeados pelo substantivo, indicando-lhes: a) qualidade ou defeito – menino sapeca, amor intenso, casa moderna.
A Flexão dos Adjetivos pode acontecer de três formas: em gênero (uniforme e biforme), em número (singular e plural) e em grau (comparativo e superlativo).
É bastante comum, em uma conversa, alguém dizer “Concordo com você em gênero, número e grau!”. É uma metáfora para demonstrar que se está plenamente de acordo com o que foi dito pelo outro.
A variação de número é a responsável por indicar o singular, um único sujeito verbal (eu comi), ou o plural, vários sujeitos verbais (eles comeram) da palavra. Enquanto isso, a variação de pessoa indica quem fala, para quem se fala e aquele de quem se fala.
Os depósitos efetuados na conta poupança do Banco do Brasil devem iniciar com a variação 51. O número da conta poupança deverá ter 9 dígitos (além do dígito verificador). Caso o número da conta não tenha 9 dígitos, deverá ser acrescentado o número 0.
Se você tem uma conta corrente, por exemplo, o número da operação é 001. Já para a poupança, o número é 013. Desse modo, é possível identificar se a conta é de pessoa física ou jurídica, se pertence a uma entidade pública, se é uma conta salário, especial dentre outras informações.
A Conta Corrente de Pessoa Física corresponde ao código 001. A Poupança de Pessoa Física corresponde ao Código de Operação 013. E a Conta CAIXA Fácil (Caixa AQUI) tem código 023. Para conta de CNPJ – Pessoa Jurídica, as opções são a operação 003 – Conta Corrente e 022 – Poupança.
Caixa Econômica Federal Poupança: deve ser incluída com o número de variação 013 + o número da conta bancária com a quantidade de zeros apresentada no extrato do banco.