O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente.
Resposta. As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.
O crescimento do comércio e da produção artesanal estimulou a invenção de novas tecnologias, para que se pudessem alcançar maiores lucros. Essas inovações tecnológicas partiam da exploração da natureza, da observação e de experiências cada vez mais rigorosas, originando o que chamamos hoje de Ciência.
1- a dança no renascimento começa a ganhar status de Arte, com manuais, professores especializados e, sobre tudo, pessoas que se dedicated a estuda-lá. Foi na itàlia que a palavra "balleto" surgiu. Ali, a palavra se transformaria em back e ganharia destaque como Arte digna a ser praticada pela corte.
Resposta. As grandes navegações possibilitaram um comércio marítimo fora do Mediterrâneo, o que possibilitou um intercâmbio cultural entre diferentes povos no baixa idade média ocasionando no que chamamos de “renascimento cultural”.
O Renascimento, em seu âmbito cultural, ocorreu em meio urbano, acompanhando o também chamado “Renascimento Comercial” europeu. Cidades italianas como Pisa, Gênova e Veneza (famosas por causa de seus portos marítimos) passaram, a partir do século XIV, a ter um grande protagonismo no fluxo comercial do Mar Mediterrâneo.
A diversidade do Brasil, pelas suas riquezas naturais foram de grande utilidade para os exploradores, Europeus, Como o saqueamento do Pau-Brasil, as relações sexuais que eles mantinham com as índias nativas, o trabalho escravo feito pelos índios e a introdução de seu sistema religioso para o país aumentando a ...
A ideia era buscar o classicismo. Trouxeram também o antropocentrismo (homem como centro do universo), o humanismo, logo, a racionalidade. O homem queria buscar fundamentos científicos e não mais se respaldar no divino. Houve, nesse período, a reforma protestante, resultando em um momento muito importante da história.
As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.
Filosofia no Renascimento. Dá-se o nome de Renascimento ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo. ... Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, interpretado comumente como sinônimo de antropocentrismo ou valorização do ser humano.
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. ... Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.
É direta e imensa a relação entre renascimento e antiguidade clássica, visto que os renascentistas buscaram o renascer das artes greco-romanas, sua arquitetura, por exemplo, além de rememorar e rebuscar as grandes obras da filosofia grega. ... As construções renascentistas relembram e muito a arquitetura greco-romana.
A arte renascentista aconteceu entre os séculos XIV a XVI e foi marcada pela grande valorização da antiguidade clássica (Greco-Romana) com muitos aspectos do naturalismo, racionalismo e hedonismo, diferentemente da arte na idade média que possuía grande ligação com o teocentrismo nesse período os artistas são mais ...
A influência da cultura greco-romana para os dias de hoje foi de grande importância, pois, foi através desses dois povos e suas culturas é que temos o legado atual. Dentro eles, podemos destacar: Artes Plásticas: os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição.
Resposta. Explicação: Visto que os renascentistas buscaram o renascer das artes greco-romanas, sua arquitetura, por exemplo, além de rememorar e rebuscar as grandes obras da filosofia grega. ... As construções renascentistas relembram e muito a arquitetura greco-romana.
Resposta. Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais; ... - A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade.