O conceito de educação diz respeito basicamente ao processo de ensinar e aprender. De forma ampla, podemos definir educação como o meio fundamental para que os hábitos, costumes, comportamentos e valores de uma sociedade sejam transferidos de geração em geração, de acordo com a evolução da coletividade como um todo.
Do Latim educare, que é uma forma derivada de educere que contém a idéia de conduzir.
A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e o que se espera é a transformação de sujeitos e mundos em alguma coisa melhor. ... É o exercício de viver e conviver o que educa. Brandão afirma, ainda, que não há apenas idéias opostas ou diferentes a respeito da educação e seus fins.
Educação Por educação, já vimos que significa um processo ou soma de atos educativos encadeados em função da formação do ser humano , em vista de um fim. Tal processo acontece em sociedade, num tempo e espaço determinados.
Slide 1. Ato ou efeito de educar. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral.
A educação é parte de um modo de vida dos grupos sociais, é através dela que leis são entendidas e cumpridas, regras são seguidas, trocas são propostas, condutas são praticadas dentro da sociedade é onde a educação se faz presente, e é reproduzida e reformulada de geração em geração.
Entende-se por Educação Informal como a que ocorre fora de uma estrutura curricular. Dessa forma, Educação Informal é o processo pelo qual durante toda a vida as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos através das suas experiências diárias e da sua relação com o meio.
A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.
A expressão “falta de educação” em nossa sociedade está ligada à falta de modos, não necessariamente ao grau de instrução escolar. O individuo é educado em seu ambiente a ter determinado comportamento, seja por orientação ou por observação, a se portarde determinado modo.
O “Educador Popular”, então, seria todo educador, profissional da educação ou não, trabalhando no sistema formal de ensino, ou nos movimentos sociais e nas organizações não-governamentais, mas sempre voltado para os interesses econômicos, políticos, sociais e culturais das camadas populares da sociedade.
A educação popular em saúde busca não apenas a construção de uma consciência sanitária capaz de reverter o quadro de saúde da população, mas a intensificação da participação popular radicalizando a perspectiva democratizante das políticas públicas.
A Política apresenta, ainda, alguns eixos estratégicos para sua implementação: participação, controle social e gestão participativa; formação, comunicação e produção de conhecimento; cuidado em saúde; intersetorialidade e diálogos multiculturais.
É notável a importância da educação continuada entre os profissionais de saúde, impedindo a estagnação profissional e pessoal desses elementos, gerando um processo influente no desenvolvimento crítico e na percepção de que a busca de ensino é instrumento para aprendizagem.
A educação continuada visa à melhoria e a qualidade na assistência de enfermagem para o cliente sendo para os profissionais da saúde uma alternativa de aprendizado. Através da educação na área enfermagem envolve varias atividades sendo as principais o ato de cuidar, organizar, gerenciar e educar.
Conforme os representantes do Ministério da Saúde, Educação Permanente é apresentada como uma estratégia que visa reestruturar os serviços, a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas, sobretudo, de valores e conceitos dos profissionais. ...