Significado de Logos substantivo masculino Racionalidade que distingue o ser humano dos demais animais, sendo este capaz de raciocinar, de compreender a realidade; razão. [Filosofia] Conjunto de leis que, segundo Hieráclito de Éfeso (século V, a.C), fazem o universo funcionar, compondo um tipo de inteligência cósmica.
Esse momento da história da humanidade, ocorrido na Grécia entre os séculos VII e V a.C, foi chamado de passagem do mito ao logos. O logos corresponde a uma racionalidade que governa a natureza, uma harmonia íntima que parece organizar a physis e que foi percebida pelos primeiros filósofos.
O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas. (Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo").
Sistema Único de Saúde Estado de Santa Catarina, 2015. São chamados de sedativos os fármacos capazes de deprimir a atividade do sistema nervoso central, como os ataráxicos (tranquilizantes menores) e outros. São chamados de hipnóticos os sedativos que produzem sonolência e facilitam iniciar o sono.
Filosofia política é uma vertente da filosofia cujo objetivo é estudar as questões a respeito da convivência entre o ser humano e as relações de poder. Também analisa temas a respeito da natureza do Estado, do governo, da justiça, da liberdade e do pluralismo.
a) Por meio das leis obtemos a garantia da seguridade de nossa vida, da nossa propriedade, da. liberdade de agir dentro do admissível em nossa sociedade, sendo tudo isso produto de. conquistas políticas.
Liberdade política (também conhecida como autonomia política ou ação política) é um conceito central na história ocidental e do pensamento político e uma das características mais importantes (reais ou ideais) das sociedades democráticas.