A desnutrição ocorre quando o organismo não recebe os nutrientes necessários para o seu metabolismo adequado. É uma doença com múltiplas causas, de entendimento complexo e com raízes na pobreza. É um resultado de fatores sociais, econômicos e patológicos.
Em condição de subnutrição, alimentação pouco nutritiva que não mantém uma pessoa saudável. Que apresenta um físico débil; insuficientemente desenvolvido por falta de alimentação adequada: vegetal, animal subnutrido. substantivo masculino Pessoa ou animal cuja nutrição é deficiente, sem os nutrientes necessários.
A principal consequência da desnutrição é a redução do crescimento físico e o menor desempenho intelectual em crianças. Isso acontece porque a magreza extrema acaba reduzindo a altura que a criança poderia atingir na idade adulta, e dificulta o seu aprendizado, memória e raciocínio.
A temperatura corporal cai, às vezes provocando a morte. Edema, anemia, icterícia e petéquias podem se desenvolver. Podem ocorrer falências renais, hepáticas, ou cardíacas. O marasmo em lactentes causa fome, perda ponderal, retardo do crescimento e enfraquecimento do tecido muscular e da gordura subcutânea.