Folha de desenho Desenho técnico mecânico Legenda A legenda é um elemento obrigatório e deve conter todos os dados para identificação do desenho (número, origem, título, executor etc.). Sempre estará situada no canto inferior direito da folha.
180 mm
Formatos de folha padronizados A0 – 841 x 1189 = 999949 milímetros² A1 – 594 x 841 = 499554 milímetros² A2 – 420 x 594 = 249480 milímetros² A3 – 297 x 420 = 124740 milímetros²
4.
Tipos de Linhas
Segundo a NBR 10068, nos formatos A4, A3 e A2 a legenda deve ter 178 mm de comprimento, e, nos formatos A1 e A0, o comprimento da legenda deve ser de 175 mm.
210x148mm
A respeito do Desenho Técnico, a ABNT determina, através da Normativa NBR que os formatos de papel da série “A” são os indicados, podendo variar do A0 como formato máximo, e A4 como formato mínimo, evitando problemas de manuseio e arquivamento.
A margem esquerda serve para ser perfurada e utilizada no arquivamento, por isso tem dimensão maior que as margens restantes. A legenda é representada dentro da margem no canto inferior direito da folha.
As margens ABNT 2019 e 2020 ainda são as normatizadas desde 2011. A principal orientação é de 3 cm dos lados esquerdo e superior, e de 2 cm na margem inferior e direita. Uma explicação para a margem esquerda ser mais larga é que, ao ser impresso e encadernado, não se corre o risco de perder parte da impressão.
Objetivo : Esta Norma fixa as condições exigíveis para a localização e a disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas folhas de desenhos técnicos.
Após a edição da ABNT, as normas são registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO como normas brasileiras – NBR para estar de acordo com as normas internacionais aprovadas pela ISO. Como citado acima, a ABNT normatiza a execução dos desenhos técnicos.
A importância das normas técnicas no desenho objetivo, se dá pelo fato dessas normas serem uma das principais características que compõem um desenho técnico, as quais servem para que se possa haver total compreensão por parte de quem irá interpretar o desenho, assim é necessário eu todos os envolvidos na elaboração e ...
A importância das normas técnicas da ABNT na padronização de desenhos. ... No Brasil, a ABNT é responsável pela aprovação e edição dessas normas, que são registradas como brasileiras pela sigla NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO (International Organization for Standardization).
Sua importância está presente tanto na facilidade para comunicação quanto na produtividade. É certo que, independente do nicho de um projetista, o Desenho Técnico é essencial para fornecer informações suficientes para uma fabricação ou qualquer outra representação final de um produto.
Por ser o meio de comunicação entre a equipe de criação e a de fabricação, o desenho técnico é uma ferramenta indispensável para a interpretação e representação de um projeto. Ao colocar a ideia no papel, o profissional descomplica, expõe e representa tal ideia por meio de regras e métodos.
Resumo. A arte de representar um objeto ou fazer sua leitura por meio do Desenho Técnico é muito importante para o Engenheiro e o Projetista, visto que ele fornece todas as informações precisas e necessárias para a construção de uma peça. ...
e desenho técnico ainda e imprescindível na formação de qualquer engenheiro, pois, além do aspecto de linguagem gráfica que permite que as idéias concebidas por alguém sejam executadas por terceiros, o desenho técnico desenvolve o raciocínio, o senso de rigor geométrico e de organização, tornando possível a fabricação ...
Resposta: Na sociedade atual, utilizamos o desenho técnico na engenharia e arquitetura, como edificações, indústrias mecânicas e montagens, detalhamentos elétricos e hidráulicos, sistemas de infraestrutura, projetos de móveis, entre outros.
Engenharia é a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos.
Tipos de Desenho Técnico