A ação do curare no organismo é seletiva. Age sôbre todos os músculos esqueléticos, atingindo primeiro os pequenos músculos dos olhos e da face, depois os da cabeça e região cervical, daí passando a agir nas extremidades, chegando finalmente aos músculos intercostais e diafragma.
Substância tóxica extraída de plantas do género Strychnos e Chondodentron da América do Sul, utilizada, pelos índios sul-americanos como veneno das flechas.
Algumas tribos costumam trabalhar com barro ou argila para fazer diversos tipos de objetos indígenas, como vasos, panelas, moringas, jarros, pratos e copos, assim além de peças de decoração, elas ainda têm função utilitária e podem ser usadas no decorrer do dia.
Significado de Zarabatana substantivo feminino Tubo comprido de madeira através do qual se pode soprar um dardo ou pelota de barro envenenados.
O jogador se posicionar a 20 ou 30 metros de distância do alvo, uma melancia pendura em um tripé, o jogo consiste em atingir o alvo o número maior de vezes possível. A zarabatana é uma arma ancestral, semelhante a um cano longo, com cerca de 2,5 metros de comprimento.
Prova: é uma demonstração individual realizada pelas etnias Matis e Kokamas. Na apresentação se posiciona, a 20 ou 30 m do alvo adaptado, uma melancia pendurada em um tripé. A prova consiste em atingir o alvo o maior número de vezes possível.
arco e flechas
As suas armas eram principalmente para lutar contra outros grupos indígenas e para caçar, ou seja, eram armas simples feitas pelos elementos da natureza como o arco e a flecha, as facas feitas de pedras amoladas e algumas setas.
As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas. ... Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais.
Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.
mandioca
Na culinária, a herança indígena está na mandioca, na erva-mate, no açaí, na jabuticaba, nos inúmeros pescados e em pratos típicos como o pirão.
Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.
Consomem, portanto, alimentos sem agrotóxicos e ausente de produtos químicos. As principais carnes consumidas pelos povos indígenas são principalmente capivaras, porcos do mato, macacos e peixes, geralmente presas que são facilmente encontradas nas florestas.