Na obra “O Que É Comunicação”, Juan E. Diaz apresentará a comunicação vista por diversos ângulos, como o meio ambiental na qual se estabelece a evolução da comunicação, o ato de se comunicar, a impossibilidade de não se comunicar, o significado dos signos, a linguagem, e o poder da comunicação.
A função final da comunicação é facilitar a tomada de decisões. Ela proporciona as informações de que as pessoas e os grupos precisam para que se identifiquem e avaliem alternativas. Quanto mais informações estão disponíveis, melhor será a tomada de decisão, por ser feita em contexto esclarecido.
No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
Os elementos da comunicação são:
A comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. ... Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima. Canal de comunicação – é o meio pelo qual é transmitida a mensagem, ou seja, pode ser pelo meio eletrônico, livros, rádio, televisão, etc.
Receptor (comunicação) (AO 1990: receptor ou recetor) é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é; transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
Significado de Emissor adjetivo, substantivo masculino Que, ou a pessoa que emite: o emissor de uma letra de câmbio. Posto de emissão radiofônica.
No caso do Registro Geral (RG), o órgão expedidor ou emissor, na maioria das vezes, é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado.
Os atos comunicativos (simbólicos) são de dois tipos: notificativos e significativos. Um ato notificativo simplesmente indica ao receptor que o emissor se propõe a emitir um sinal. ... Para Prieto cada ato comunicativo carrega em si uma intensão por parte do emissor. Sem intensão não haveria comunicação.
Quando o emissor transmite a mensagem para o receptor temos o que chamamos de diálogo . É quando só o emissor fala e o receptor escuta , temos o que chamamos de que ?
O canal é o meio por onde a mensagem trafega para chegar do emissor para o receptor.