Mais precisamente, a Mecânica Clássica falhava quando as velocidades dos corpos atingiam cerca de 10% da velocidade da luz, tornando-se mais acentuadas à medida que as velocidades aumentavam. ...
Segundo a física newtoniana, o universo é regido por leis matemáticas imutáveis, que permitem a descrição completa da evolução de qualquer corpo no espaço e no tempo, conceitos estes absolutos, independentes do observador. ...
Cinemática é a área da mecânica que estuda o movimento dos corpos sem levar em conta as causas desse movimento. Em outras palavras, estuda-se situações que ocorrem a partir do instante em que um corpo inicia o seu estado de movimento.
Na Mecânica Clássica, as posições e as velocidades de um móvel são extremamente bem definidas, mas, em Quântica, se as coordenadas de um elétron são conhecidas, a determinação de sua velocidade é impossível. Caso a velocidade seja conhecida, torna-se impossível a determinação da posição do elétron.
Energia Mecânica
A fórmula da conservação da energia mecânica é tal que a soma da energia cinética com a energia potencial seja igual para quaisquer pontos de um sistema mecânico em que não atuem forças dissipativas.
A energia mecânica no ponto B será = m∙g∙h = 2,0×10×4,0 = 80 joules. A diferença entre a energia mecânica no ponto A e a energia mecânica no ponto B é transformada em energia térmica. Sendo assim, Energia térmica = 100 joules – 80 joules = 20 joules.
A energia mecânica é a soma da energia cinética com a energia potencial. ... Pode-se concluir, então, que esse tipo de energia está ligado à Mecânica, ramo da Física que estuda o estado de movimentos dos corpos. Essa área é dividida em cinemática, estática e dinâmica.
Nas transferências de energia entre dois sistemas, há sempre ou quase sempre "perdas" de energia, embora estas sejam, por vezes, tão pequenas que são desprezadas. A energia que não é aproveitada diz-se que é dissipada, não podendo, por este motivo, ser mais utilizada. ...
A potência dissipada pelos resistores é a medida da quantidade de calor que eles são capazes de liberar a cada segundo. Os resistores são dispositivos que podem transformar a energia elétrica em calor por meio do efeito Joule.
Sendo a potência elétrica dada pela expressão P = V . i, temos: I = P/V. Como a potência dissipada pelos chuveiros é a mesma, então concluímos que quanto maior a diferença de potencial V, menor é a intensidade da corrente.
Numa aula prática calculamos a resistência de uma lâmpada com as especificações 127v/40w. Usamos a fórmula I=P/U —–> R=U/I e obtemos R = 403,225 Ohms Porém a medição com o multímetro mostrou outro valor bem diferente, sendo que o valor da resistência era muito mais baixa entre 30 a 40 Ohms.