Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas.
Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.
O resumo é um gênero textual em que temos que ter duas habilidades: a síntese e a objetividade. Trata-se de um texto em que são dispostos e apresentados os pontos essenciais, ideias ou fatos principais que foram desenvolvidos no decorrer de outro texto.
O texto deve ser escrito sem quebras, isto é, sem divisão de subtítulos.
Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor). Uma resenha pode ser: ... A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.
Ela mencionará os temas centrais do artigo, or argumentos e alegações do autor, além de especificar qual tese ele estabelece. Às vezes, a tese tem mais de um foco ou ela pode não ser clara; nesse caso, você terá que descobrir do que se trata.