Direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. ... A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
O multiculturalismo democrático valoriza a diversidade enquanto uma forma de interação entre culturas diferentes e operacionalização dos direitos humanos através de políticas públicas de reconhecimento da diferença. ... Atentar para a diversidade é respeitar os direitos humanos e um elemento de democracia.
A postura do educador frente aos direitos humanos e Direitos da Criança e do Adolescente deve ser de cumprimento e respeito. O estatuto da criança e do adolescente é de extrema importância para essa categoria, uma vez que visa assegurar e garantir seus direitos.
A alfabetização com qualidade é um direito de todas elas. Pessoas que têm um nível insuficiente de alfabetização ficam à margem da sociedade, possuem menos oportunidades, profissionais ou pessoais e não têm acesso aos seus direitos. O analfabetismo exclui uma parcela da população do acesso às informações mais básicas.
O primeiro passo para a educação em direitos humanos Debates: Rodas de conversa, filmes, vídeos, livros e estudos de casos são excelentes exemplos para explorar o debate, deixando os estudantes livres para explorar e abordar o tema, envolvendo-se e lidando com opiniões diferentes.
Promover assembleias de convivência, ouvir os alunos, professores, gestão, funcionários, as famílias, as pessoas do bairro. Apontando os principais problemas existentes na vivência da comunidade escolar, exercitando o direito, opinião, liberdade, identidade, o pertencimento a escola.
Direitos Humanos: estratégias para promover uma cultura democrática nas escolas
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Resumo: O conceito de cidadania passa por grande transformação, tendi seu papel ampliado e alargado. A nova concepção agrega e inclui a identidade, o reconhecimento e respeito à diversidade e à convivência com as diferenças.
A diversidade cultural está posta como fonte de troca, inovação e criatividade da espécie humana. ... A expressão cidadania cultural diz respeito à luta pela superação de desigualdades, e ao reconhecimento das diferenças reais existentes entre as pessoas em suas dimensões sociais e culturais.
A mais recente constituição garante os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos nossos cidadãos. Essas garantias aparecem, por exemplo, logo no primeiro artigo, onde é estabelecido o princípio da cidadania, da dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho.