Não são todas as amebas de vida livre que causam problemas para o nosso organismo, mas a Naegleria Fawleri pode ser perigosa. O apelido de “devoradora de cérebro” não foi dado à toa. Ela entra no corpo humano pelo nariz, quando uma pessoa mergulha e aspira água, e atinge o sistema nervoso central – vai para o cérebro.
Amoebozoa
Esse verme de apenas 302 neurônios é capaz de realizar funções de grande complexidade, mais comuns em organismos desenvolvidos.
O protozoário é comumente encontrado no solo e em locais de água doce quente, como lagos, rios e fontes termais. A infecção pelo microrganismo geralmente se dá quando a água contaminada entra pelo nariz da pessoa.
Aqueles infectados pela ameba apresentam sintomas como febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça. A maioria morre em até uma semana. Estima-se que 97% dos infectados morrem. O órgão de saúde da Flórida afirmou que qualquer pessoa com esses sintomas deve procurar atendimento médico rapidamente.
É conhecida como Naegleria fowleri, ameba microscópica unicelular. Esse tipo de ameba tem vida livre, não precisa de hospedeiros para sobreviver e vive em lagos, rios e piscinas que não são tratadas de forma correta, principalmente de águas mornas ou quentes.
MODO DE TRANSMISSÃO A infecção por Naegleria ocorre através da entrada de água contaminada nas vias nasais, com freqüência ao mergulhar ou nadar em águas doces com deficiência no saneamento básico.
As bactérias e outros organismos infecciosos podem atingir o cérebro e as meninges de várias maneiras:
A princípio, Endolimax nana não precisa de tratamento, a não ser em casos muito sintomáticos, mas mesmo assim, é necessário buscar outra causa. Além do mais, é um protozoário e o albendazol não é uma medicação efetiva, sendo indicados secnidazol, tiabendazol, metronidazol, por exemplo.
A Endolimax nana é um protozoário saprófita que não causa danos ao seu hospedeiro. Apesar de fazer parte da família da Entamoeba histolytica, a Endolimax nana raras vezes pode causar diarreia, cólicas e enjoos; e não oferece risco real à vida humana.
Portanto, se você fez um exame parasitológico de fezes e o resultado acusou a presença de Endolimax nana ou Entamoeba coli, por exemplo, não é preciso tratamento algum, pois esses vermes não costumam provocar doença, sua relação conosco não é de parasitismo. Se você tem sintomas, é preciso continuar procurando a causa.
É um protozoário intestinal não patogênico, ou seja, não causa dano em pessoas saudáveis. Não há necessidade de tratamento, todavia tal protozoário pode ser um marcador de exposição a contaminantes fecais e indicar a presença de outros organismos patogênicos.
Tratamento: mebendazol e albendazol são as drogas de escolha, mas outras medicações foram testadas com sucesso, incluindo o pamoato de pirantel. Em casos de obstrução intestinal, a piperazina deve ser utilizada. Uma dose única de albendazol 400 mg tem eficácia de quase 100%.
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes. A cisticercose é provocada pela infestação de larvas da Taenia solium nos tecidos do hospedeiro.
Os principais remédios utilizados e sua ação para cada tipo dos vermes mais comuns, são:
Parasitoses Intestinais
Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo. ...
Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite....Giardíase
Veja 8 parasitas que vivem dentro de humanos e o que eles provocam
Abaixo mostramos algumas das verminoses mais comuns: