É a massa que fica no interior do cérebro, que tem a função de transmitir as informações entre as regiões diferentes do cérebro. Por que ela é importante? ... Quanto maior for a “Banda” mais rápido a informação chega pra você.
Veja bem, se só usássemos tão pouco da massa encefálica, dificilmente um ferimento na cabeça conseguiria deixar sequelas. O que acontece é exatamente o contrário. Qualquer ferimento pequeno ou grande no cérebro, é capaz de deixar sequelas, reversíveis ou não.
A camada mais externa do encéfalo tem cor cinzenta e é formada principalmente por corpos celulares de neurônios. Já a região encefálica mais interna tem a cor branca e é constituída principalmente por fibras nervosas (dendritos e axônios). A cor branca se deve à bainha de mielina que reveste as fibras.
O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro. O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso. É possível perceber, na região anterior do tubo, três regiões distintas chamadas de: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto com a medula e os nervos compõe o sistema nervoso. É envolvido por membranas chamadas meninges, cuja função é proteger o encéfalo e a medula contra choques mecânicos.
O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo. Pesa aproximadamente 1,4kg e sua função principal é processar e integrar as informações nervosas do corpo humano.
Cerebelo: Localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, é responsável por coordenar movimentos, garantir a postura corporal e desenvolver habilidades motoras.
cérebro
A partir das transformações das vesículas primordiais, originam-se as partes mais importantes do SNC. Do telencéfalo e diencéfalo origina-se o cérebro. Sendo que os hemisférios cerebrais são de origem do telencéfalo. O mesencéfalo permanece com a mesma denominação, como uma parte do SNC.
No arquencéfalo distinguem-se inicialmente três dilatações, que são as vesículas encefálicas primordiais denominadas: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
São elas: 1) Flexura mesencefálica (figura 5): na região do mesencéfalo; direcionada ventralmente. 2) Flexura cervical (figura 5): na junção do rombencéfalo com a medula espinhal; direcionada ventralmente. 3) Flexura pontina (figura 5): entre o metencéfalo e o mielencéfalo; direção oposta das duas anteriores.
A medula espinhal funciona como ponte de comunicação entre o encéfalo e as demais estruturas do corpo, através dos nervos, que é o sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso periférico é uma rede de nervos que conecta o cérebro e a medula espinhal ao restante do corpo. A grande maioria do que comumente se denominam nervos (que são realmente os apêndices dos axônios de células nervosas) são considerados como constituintes do SNP.
Na realidade temos uma função conjunta do sistema nervoso,porém,a medula espinhal é a grande responsável por esse estimulo rápido. Ela atua como uma estação retransmissora para o encéfalo, e nela possuimos os nervos sensitimos e motores no qual dão agilidade no processo do reflexo.
O tronco encefálico é formado apenas por substância branca e é composto pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano: ⇒ O mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É também responsável pelos reflexos visuais e auditivos.
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.
A porção central do sistema nervoso do corpo humano é considerada como a “central de controle” do organismo, e é dividida em duas partes principais: encéfalo e medula espinhal.
- Neurônio motor; - Sinapses; - Órgão efetuador. O conjunto dos elementos acima é chamado de arco reflexo.
Dentre os reflexos medulares está o reflexo flexor ou de retirada. ... Um exemplo é quando encostamos a mão no fogo: não precisamos ver ou mesmo sentir Page 3 a dor para que a resposta reflexa seja desencadeada e nossa mão seja retirada (reflexo flexor ou de retirada).
Assim, o reflexo miotático (também denominado reflexo extensor muscular e reflexo de estiramento) é um importante mecanismo para esse controle, pois sempre que um músculo é distendido subitamente a excitação dos fusos causa uma contração reflexa do mesmo músculo e da musculatura sinergista ligadas a ele.
Reflexo de miotático é o reflexo motor que ocorre em resposta ao estiramento de um músculo, pode ocorrer em todos os músculos esqueléticos do corpo. ... Resultado: Contração reflexa (extensão da perna), neste caso o fuso detectou o aumento do comprimento muscular e estimulou diretamente os neurônios motores extensores.
Quando ocorre alongamento da fibra muscular, o fuso envia sinais sensitivos à medula espinal e a resposta é uma contração deste mesmo músculo para evitar a ruptura de suas fibras, gerando uma resposta protetora.
Este reflexo ocorre com frequência, em conjunção com o reflexo flexor. Para afastar um membro de um estímulo doloroso, pode ser necessário o apoio de uma ou mais partes do corpo. Por exemplo, para afastar um pé de um estímulo doloroso, é necessário que o outro pé sustente todo o corpo.
A medula espinhal é uma estrutura cilíndrica que se estende desde o forame magno até a segunda vértebra lombar. Essa estrutura está relacionada com respostas simples e rápidas a determinados estímulos, tais como retirar a mão de um objeto quente. Essas respostas são chamadas de respostas reflexas medulares.
Este reflexo é caracterizado pela retirada de um membro do corpo frente a estímulos como dor, picada e calor. Um exemplo é quando encostamos a mão no fogo: não precisamos ver ou mesmo sentir a dor para que a resposta reflexa seja desencadeada e nossa mão seja retirada (reflexo flexor Page 3 ou de retirada).
Reflexo condicionado', concatenado, resposta condicionada ou comportamento respondente corresponde ao que Lev Vygotsky (1896 - 1934), em sua definição de reflexologia definiu como a transformação das reações de resposta do organismo (reflexos incondicionados) a estímulos externos em situação experimental segundo os ...
No condicionamento clássico, a resposta condicionada é a resposta aprendida ao estímulo anteriormente neutro. Por exemplo, vamos supor que o cheiro de comida é um estímulo incondicionado, a sensação de fome em resposta ao cheiro é uma resposta incondicionada, e um som de um apito é o estímulo condicionado.
O que é arco reflexo? A resposta para o que é arco reflexo é simples: nada mais é do que a resposta a um dado estímulo recebido por um nervo, ocorrendo de forma inconsciente (excitação processada na medula e não no encéfalo).
O condicionado é aprendido e o incondicionado não é aprendido. Nos seres humanos a quantidade de comportamento não -aprendido é muito limitada, sendo confinada a um grupo de respostas, principalmente de natureza fisiológica, chamado reflexos.