Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) Avalia a concentração de hemoglobina presente nas hemácias. Alto: Pode estar elevado em pessoas com consumo elevado de álcool, problemas na tireoide.
VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica, como por exemplo a anemia ferropriva; VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica, podendo ser indicativo de talassemia; VCM elevado: Significa anemia macrocítica, como a anemia megaloblástica, por exemplo.
O CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) ou CHGM (concentração de hemoglobina globular média) avalia a concentração de hemoglobina dentro da hemácia. O HCM (hemoglobina corpuscular média) ou HGM (hemoglobina globular média) é o peso da hemoglobina dentro das hemácias.
Neutrófilos segmentados baixos A diminuição da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue recebe o nome de neutropenia e acontece quando o valor encontra-se abaixo de 1600/ µL, ou de acordo com o valor mínimo determinado pelo laboratório.
Quando a contagem de neutrófilos cai para menos de 500 células por microlitro (neutropenia grave), o risco de infecções aumenta significativamente. As pessoas podem até mesmo desenvolver infecções por bactérias que normalmente habitam a boca e os intestinos inofensivamente.
Por isso, o tratamento para neutropenia febril envolve tomar remédios para baixar a febre, antibióticos por via oral ou pela veia, de acordo com o que o médico indicar para controlar a infecção e injeções com fatores de crescimento dos neutrófilos, para combater a neutropenia.
Os neutrófilos são um tipo de leucócitos e, por isso, são responsáveis pela defesa do organismo, tendo sua quantidade aumentada no sangue quando há alguma infecção ou inflamação ocorrendo.
Anote aí: o consumo deve ser de cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais....
Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta.
5 alimentos que vão turbinar a sua imunidade
6 alimentos que aumentam a imunidade
12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
Para quem tem mais de 60 anos: são indicados os multivitamínicos com vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, cálcio, fósforo, iodo e zinco. Para quem busca mais energia e resistência: os complementos com vitaminas B2 e B12, vitaminas C e D, niacina, ácido pantotênico, fósforo e potássio.
Vitamina D, ferro e zinco são fundamentais para a imunidade das crianças. “Os nutrientes que mais influenciam a imunidade das crianças são a vitamina D, o ferro e o zinco”, afirma a pediatra Flávia Bello.
11 alimentos para fortalecer a imunidade das crianças nesse inverno
10 alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo