O estruturalismo é uma abordagem de pensamento compartilhada pela psicologia, filosofia, antropologia, sociologia e linguística que vê a sociedade e sua cultura formadas por estruturas sob as quais baseamos nossos costumes, língua, comportamento, economia, entre outros fatores.
Teoria estruturalista A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características básicas do estruturalismo. Toda modificação de um elemento acarreta a modificação dos outros elementos e relações.
O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência e da mente, definição herdada de Wundt. ... Um dos grandes objetivos da psicologia estruturalista seria descobrir os aspectos estruturais da mente, a maneira pela qual se estrutura e os elementos da consciência.
Pode-se definir o estruturalismo como sendo um movimento de pensamento uma nova forma de relação com o mundo, muito mais ampla do que um simples método específico para um determinado campo de pesquisa.
O método estrutural propõe-se identificar a estrutura comum a diferentes formas sociais e culturais. ... O estruturalismo, que define a estrutura como uma construção do pensamento, recrimina o funcionalismo pelo "realismo" que reconhece à função e pela ideia de que toda a sociedade é explicável a partir das funções.
Funcionalismo foi formado como uma reação ao estruturalismo e foi fortemente influenciado pela obra de William James e a teoria evolucionista de Charles Darwin. Funcionalistas procuraram explicar os processos mentais de uma forma mais sistemática e precisa.
Em filosofia da mente, o funcionalismo é um conjunto de teses que defende a análise do comportamento e fenômenos mentais segundo as funções que desempenham. De bases behavioristas, a teoria pretende eliminar deficiências e tendências eliminativistas, considerando a complexidade de fatores por dentro de uma atitude.
A visão que se tornou o ponto central do funcionalismo americano foi a teoria de que a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente. A função da nossa consciência é guiar-nos aos fins necessários para a sobrevivência.
O funcionalismo na Psicologia combina ciência, ênfase no indivíduo e atenção ao prático para avaliar a evolução humana. ... A escola funcionalista se inicia com o trabalho de William James a partir do livro Princípios da psicologia.
A escola do funcionalismo é considerada a combinação da ciência, da preocupação pelo prático, da ênfase no indivíduo e da teoria da evolução. Ela tem seu início no final do século XIX. O início formal do funcionalismo começou com a publicação do livro Princípios de Psicologia, de James.
Desta forma a sociedade, ou o que se observa a partir desta teoria, é compreendida como um organismo, composto por órgãos relacionados e com funções específicas. O fundador desta teoria foi Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia.
William James (1842-1910) foi um filósofo e importante psicólogo norte-americano. Um dos criadores da escola filosófica conhecida como “pragmatismo” e um dos pioneiros da “Psicologia Funcional”. ... William estudou francês e alemão, e ainda menino fez duas viagens à Europa.
De um modo bastante geral, o que vai caracterizar o pragmatismo é uma concepção de conhecimento centrada no valor funcional das descrições reconhecidas como verdadeiras (e, nesse sentido, o pragmatismo é proposto como uma "teoria da verdade" - cf. James, 1907/1949).
O pragmatismo é uma corrente filosófica que defende que não se pode julgar uma ideia verdadeira ou falsa observando, mas praticando. Por Vitor Hugo! ... Um exemplo claro para entender a corrente é o fato de que a perfeição só cabe ao mundo das ideias, caso contrário é falso.
Pragmática é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. A pragmática está além da construção da frase, objeto da sintaxe, ou do seu significado, objeto da semântica. ... A capacidade de compreender a intenção do locutor é chamada de competência pragmática.
Características do pragmatismo O pragmatismo é um método da filosofia que sustenta que o significado de um conceito, seja ele uma frase, texto, palavra ou discurso, consiste nas consequências práticas concebíveis de sua aplicação, ou seja, uma afirmação sem relações com experiências, passa a não ter sentido.
Apesar dessa oposição clara de Marx em relação à importância do intelectualismo, o pragmatismo tem importância singular para a compreensão da realidade e de sua transformação. ... A compreensão do senso comum quanto ao pragmatismo revela apenas uma parte do entendimento científico possível e necessário.
Para essas correntes da filosofia, verdade consiste numa cópia fiel da realidade, isto é, aquela teoria que corresponde aos fatos, que "espelha" o real. ... Este é o valor pragmático da verdade - e outro ponto de discordância com Peirce: em James, o pragmatismo também é um método para se alcançar a verdade.
Como base para a prática escolar, o pragmatismo se opõe a objetivos e currículos predeterminados e pré-ordenados. Deste modo, um educador que adere ao Pragmatismo deve saber responder coerentemente a pergunta "como devemos ensinar?".
O pragmatismo é um método da filosofia que tem como foco a compreensão do significado dos termos presente na linguagem, considerando o contexto de sua aplicação.
O pragmatismo trata-se de um corrente que é determinada pelo seu bom êxito prático, já o utilitarismo trata-se do entendimento dos fundamentos da ética e da moral a partir das consequências das ações.
2. Pragmatismo: “a atitude de desviar o olhar das primeiras coisas, princípios, 'categorias', necessidades supostas; e focalizar a visão nas últimas coisas, frutos, conseqüências, fatos.” O pragmatismo se apresenta a um só tempo como um método científico e como uma teoria acerca da verdade. ...
A proposta pragmática de Dewey na educação é muito conhecida, mas esta não se pode entender se não vislumbramos a sua preocupação ética e política. ... Formar um cidadão político, no sentido de Dewey,consiste em aproximar a um liberalismo com responsabilidade social, tarefa esta que constitui um desafio para a educação.
Em sua formulação original, feita por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em 1877-78 e reformulada em 1905, o pragmatismo é um método filosófico cuja máxima sustenta que o significado de um conceito (uma palavra, uma frase, um texto ou um discurso) consiste nas consequências práticas concebíveis de sua aplicação.
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...
A educação, na visão deweyana, é "uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade". Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos.