O que é um enema opaco ou enema de bário? O enema opaco é um procedimento que avalia o intestino grosso (cólon) e o reto. O exame é indicado para pesquisa de megacólon, constipação crônica, sangramento nas fezes, doença inflamatória intestinal (retocolite ulcerativa e doença de Chron).
O clister, enema ou chuca, é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, no qual é introduzida água ou alguma outra substância com o objetivo de lavar o intestino, sendo normalmente indicado nos casos de prisão de ventre, para aliviar o desconforto e facilitar a saída das fezes.
L-Enema é um medicamento pronto para uso destinado como laxativo no alívio da prisão de ventre, obstipação/constipação intestinal, intestino preso.
A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.
Evacuadores: estimulam a evacuação com seu modo de ação; Carminativos: auxiliam na expulsão de gazes do cólon; Sedativos: acalmam espasmos. Cabe ao médico prescrever o tipo de enema e a solução a ser administrada.
PROCEDIMENTO: 6-Posicionar o paciente em decúbito lateral esquerdo, com o quadril e joelhos flexionados (posição de Sims). JUSTIFICATIVA: O decúbito lateral esquerdo faz com que a solução desça de acordo com a gravidade seguindo as curvas naturais do intestino.
Tipos: 1- Enema de limpeza - administração de grandes volumes de líquidos – 500 a 1000ml de água pura ou soro-fisiológico; 2- Enema de retenção à base de óleo - administração de volumes que permite a retenção por algumas horas; 3- Enema hipertônico de volume reduzido são soluções preparadas comercialmente contendo ...
Estes enemas são suaves e não provocam desconforto nem irritabilidade no intestino, portanto podem ser feitos uma ou mais vezes por semana.
Geralmente o efeito ocorre de 2 a 5 minutos após a aplicação, conseguindo esvaziar o cólon descendente e retossigmóides. Até 10% do conteúdo da solução pode ser absorvido através do cólon. O fosfato e o sódio que forem absorvidos serão eliminados por via renal.
Não, a ducha higiênica não traz risco se usada na parte externa do ânus, mesmo se for diariamente. Alguns médicos, inclusive, não recomendam o uso de papel higiênico para se limpar depois de fazer cocô. Isso porque a pessoa pode acabar passando a folha várias vezes ou com força na região, o que pode machucar a pele.
Como fazer limpeza intestinal: 7 dicas naturais e caseiras
Emagrecimento: Aprenda a fazer o detox intestinal e elimine até 3 KG em três dias
Métodos seguros para fazer a chuca