Uma técnica comum para simplificar expressões algébricas. Ao combinar termos semelhantes, como 2x e 3x, somamos seus coeficientes. Por exemplo, 2x + 3x = (2+3)x = 5x.
Adição e Subtração de Polinômios
Reduzir termos semelhantes é o mesmo que agrupá-los pelas operações matemáticas que os envolvem. Pronto. Reduzimos os termos semelhantes da expressão.
Para que um polinômio tenha termos semelhantes ele deverá possuir dois ou mais monômios. Esses termos semelhantes são monômios encontrados em um mesmo polinômio que possui partes literais e expoentes iguais. ... – 5x e 7x são semelhantes, pois possuem partes literais iguais.
reduzir à expressão mais simples
Para reduzir as potências de uma expressão para apenas uma potência, devemos trabalhar com as propriedades da potenciação. Primeiramente, temos a propriedade da multiplicação, onde somamos os expoentes. De maneira análoga, temos a propriedade da divisão, onde subtraímos os expoentes de mesma base.
4x2 + 12y3 – 7y3 – 5x2 devemos primeiro unir os termos semelhantes. 12y3 – 7y3 + 4x2 – 5x2 agora efetuamos a soma e a subtração. 5y3 – x2 como os dois termos restantes não são semelhantes, devemos deixar apenas indicado à operação dos monômios. Reduza os termos semelhantes na expressão 4x2 – 5x -3x + 2x2.
POTENCIA DE POTENCIA,CONSERVA-SE AS BASES E MULTIPLICA-SE OS EXPOENTES. NA MULTIPLICAÇAO,CONSERVA-SE AS BASES IGUAIS E SOMA-SE OS EXPOENTES . DIVISAO DE POTENCIAS DE BASES IGUAIS,CONSERVA-SE A BASE E SUBTRAI OS EXPOENTES.
1º passo: resolvemos as potências e, em seguida, a subtração dentro parênteses. 2º passo: resolvemos a potência e, posteriormente, a multiplicação dentro dos colchetes. 3º passo: resolvemos a potência. 4º passo: resolvemos a última operação, que é a adição.
Uma expressão simples, basta ter conhecimento em propriedades das potências. Trata-se de produto de potências com mesma base, em que se repete a base e soma os expoentes e logo acha-se uma única potência de base 2.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo. b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência). Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
A potenciação é uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais como uma alternativa para simplificar a notação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No item a, se somarmos o número 2 com ele mesmo 7 vezes, obteremos o resultado 14.
6³= 6x6x6=216.