De maneira simples, a demanda é calculada a partir da demanda de potência (kW) que a empresa realiza ou necessita no momento após somar os valores de potência das máquinas, iluminação e demais equipamentos existentes na empresa.
Capacidade bruta (kW) que determina o porte da central geradora para fins de outorga, regulação e fiscalização, definida pelo somatório das potências elétricas ativas nominais das unidades geradoras principais da central.
Entende-se por potência instalada (Pinst) ou potência nominal (Pn) o somatório das potências nominais de todos os aparelhos (o que inclui tomadas). ... Para encontrar a potência demandada é necessário multiplicar a potência nominal por um fator de demanda (f).
Potência elétrica é a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Pode ser calculada por meio de grandezas como tensão, corrente e resistência elétrica, e sua unidade de medida é o watt.
Resposta. Uma fonte é nominal quando ela mostra 'uma certa' potência em Watts mas que nunca consegue atingir, e é real quando ela consegue entregar a potência declarada, mesmo que por um tempo não muito longo (valor de “pico”).
Cada lâmpada gasta uma determinada quantidade de energia, sendo sua potência o fator que mais impacta sobre essa quantidade. Quanto mais watts ela tiver, mais energia consumirá e, consequentemente, maior será o custo associado a sua utilização.