Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).
O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo. ... Os modos verbais indicam a posição do emissor ou agente face a ação verbal.
Tempo passado: exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala. Ex.: Ontem eu fiz uma série de exercícios. Tempo futuro: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala. ... Pretérito mais-que-perfeito: indica um processo passado anterior a outro também passado.
Verificado por especialistas. Os tempos verbais são as flexões do verbo em relação a quando o fato ocorre. Desta forma, existem três tempos verbais principais: passado, presente e futuro. O tempo verbal predominante de um texto é o tempo verbal que foi mais frequente.
O tempo verbal predominante na primeira estrofe é o presente do indicativo. Ele caracteriza um tempo de sofrimento, como podemos comprovar com os seguintes versos: "eu amo!"
adjetivo Que possui uma importância maior em relação aos demais; que tende a predominar sobre os demais; dominante. [Gramática] Numa palavra, diz-se do acento mais forte, tônico. Etimologia (origem da palavra predominante).
Resposta. Resposta: Tempo verbal predominante é o tempo a que ele se predomina, tipo, pode se referir a tempo, se é no passado, futuro, etc. Já se for referido a previsão do tempo ai pode estar dizendo que o tempo predominante esta frio, quente, úmido, seco, etc.
A carta do leitor é um gênero textual utilizado quando algum cidadão deseja posicionar-se criticamente a respeito de algum assunto ou acontecimento do momento.