As base de mensuração incluem: o custo histórico, o custo corrente, o valor realizável e o valor presente. ... Os passivos são reconhecidos pelos seus montantes de liquidação (valor que se espera serão pagos para liquidar a obrigação). Essa base de mensuração é também conhecida como valor de liquidação.
Teste de impairment: valor contábil x valor recuperável Com a informação do valor recuperável, finalmente, podemos dar início ao efetivo cálculo do teste de impairment. Como dito anteriormente, é feita uma comparação entre valor contábil e valor recuperável, e prevalecerá o registro da menor importância entre os dois.
O teste de recuperabilidade, conhecido como “Impairment test”, tem por objetivo apresentar, de forma prudente, o valor real líquido de realização de um ativo. ... Um ativo estará desvalorizado quando o valor contábil registrado é maior que o valor recuperável, por venda ou por uso.
Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. É uma regra segunda a qual a companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível (§ 3 do art. 183 da Lei 6.
Valor em uso é uma forma de calcular o valor de um bem de longa duração que está sendo utilizado pela empresa. Esta modalidade também é conhecida como Valor Presente Líquido (VPL) aplicado a fluxos de caixa futuros. Por isso, ele está diretamente atrelado ao teste de impairment.
O valor em uso é o valor presente de fluxos de caixas futuros esperados de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa.