Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem, que estão localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da articulação.
Os meniscos são discos de fibrocartilagem em forma de “C” situados entre as superfícies articulares do fêmur e da tíbia. Cada joelho contem dois meniscos, um medial e uma lateral.
As lesões meniscais são a principal causa de indicação de videoartroscopia do joelho. O menisco medial é mais frequentemente lesionado do que o menisco lateral porque o menisco medial é firmemente aderido em toda a periferia da cápsula articular do joelho, ao invéz disto o menisco lateral é mais móvel, menos aderido.
Cada joelho tem dois meniscos, o medial e o lateral. O menisco lateral é mais móvel, já o menisco medial está mais fixo na superfície da tíbia e sendo menos móvel, está mais propenso à lesão.
Uma lesão de menisco degenerativa é uma lesão que se desenvolve lentamente, tipicamente envolvendo uma clivagem horizontal do menisco em uma pessoa de meia-idade ou idosa. Tais lesões de menisco são frequentes na população em geral e são muitas vezes encontradas acidentalmente na ressonância magnética do joelho.
O ser humano, durante seu envelhecimento, passa por diversos processos de alteração de seus órgãos. Durante este processo, que é lento e gradual, ocorrem mudança tanto no número de células quanto na qualidade dos tecidos corpóreos.
Olá ! Significa que você tem uma lesão meniscal importante . Apesar de ainda não ter roptura do mesmo aconselho a realizar um treinamento preventivo para minimizar tais danos ou dores que consequentemente possa ter.
As alterações degenerativas são decorrentes de desgaste da cartilagem, sequelas de traumas, doenças inflamatórias, osteonecrose , instabilidade ligamentar e cirurgias prévias (meniscectomia).
A osteoartrite ou artrose de joelho é uma doença degenerativa que acomete os joelhos devido à sobrecarga e/ou desgaste da região e que não tem cura, mas com tratamento ideal o paciente pode conviver com o problema e manter sua qualidade de vida.
O menisco é uma cartilagem responsável pelo amortecimento do joelho. Cada joelho tem dois meniscos: um medial (na parte interna) e um lateral (na parte externa). A lesão de menisco pode ocorrer em jovens ou em pessoas mais velhas. A maior parte das lesões ocorre a partir dos 40 anos.
O menisco é uma estrutura de formato semicircular, semelhante a meia-lua composto por cartilagem fibrosa (fibrocartilagem) e funciona como uma almofada ou amortecedor dentro do joelho, recebendo e dissipando as forças as quais o joelho é submetido em nosso dia a dia.
Guiado então pelo artroscópio, o médico localiza a lesão e faz o reparo ou remoção do tecido meniscal danificado. Em seguida, é feito o fechamento das incisões, com pontos e curativos. No caso de algumas lesões em especial, a cirurgia pode ser um pouco mais delicada, sendo necessário costurar parte do menisco.