Egungum (em iorubá: egungun) é um termo das religiões de matriz africana que designa os espíritos de pessoas mortas importantes, que retornam à terra.
Efum (em iorubá: éfun) é uma cerimonia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com círculos ou pontos, e com traços tribais, feitos com giz, também conhecido como pemba durante a iniciação. Na primeira saída (saída de Oxalá) do iniciado (Iaô), a pintura é toda branca.
Uáji (em iorubá: waji) ou aroquim (arokin) é um tipo de pó azul, chamado pelo povo de santo de indigo. Também conhecido como (anil) no Brasil, esse pó azul ou em pedrinha quadrada serve para clarear roupas também. ...
É comumente utilizado em Ebós de afastamento de vícios, doenças e recuperação de vida. No Candomblé ele não pode ser usado em filhos de Oxalá.
O pó da Baphia nitida que tem a cor vermelha é utilizado em vários rituais do candomblé, na construção de assentamentos de orixá, nas pinturas sagradas da iniciação Queto, principalmente na construção do adossum (um cone que fica no centro da cabeça do iaô) com a função de transmitir o poder espiritual chamado de axé e ...
Um espírito que obsedia um outro, geralmente, trata-se de um que julga ter sido intensamente prejudicado por esse outro, nesta ou em outras encarnações, buscando, na obsessão, vingar-se daquele que julga tê-lo prejudicado.