A ANCOVA permite que se faça um “ajuste”do efeito de uma variável resposta que sofreu influência de uma variável ou uma causa de variaç˜ao n˜ao controlada. A ANCOVA, permite, portanto, um controle do erro experimental, aumen- tando a precis˜ao do experimento.
Covariáveis são normalmente utilizadas na ANOVA e DOE. Nestes modelos, uma covariável é qualquer variável contínua, que geralmente não é controlada durante a coleta de dados.
Você simplesmente pega a média amostral e subtrai o valor da hipótese nula. Se a média amostral for 10 e a hipótese nula for 6, a diferença ou sinal será 4. Se não houver diferença entre a média amostral e o valor sob a hipótese nula, o sinal no numerador (assim como o valor da razão inteira) será igual a zero.
A diferença mínima significativa (DMS) deste teste é calculada por: sendo Z o valor tabela a um dado nível de significância (α) e com n e n' graus de liberdade. Tal que, n= numero de médias abrangidas e n'= graus de liberdade do resíduo.
Os testes paramétricos típicos só podem avaliar dados contínuos e os resultados podem ser significativamente afetados por outliers. Em contrapartida, alguns testes não paramétricos podem manusear dados ordinais, dados ordenados e não serem seriamente afetados por outliers.
A análise paramétrica é uma técnica para comparação de produtos em desenvolvimento e produtos concorrentes e/ou já no mercado. Essa técnica facilita no momento das ideias, uma vez que ajuda a tomar decisões sobre melhorias que o produto precisa ter para atender e se diferenciar dos produtos existentes.