Volvo ou vólvulo é a torção de uma víscera oca em torno de sua fixação e pode ocorrer em qualquer segmento do trato digestivo, sendo mais comum no ceco e principalmente no cólon sigmoide, devido ao seu mesentério longo e flexível.
O nó no intestino, conhecido como torção, vôlvulo ou volvo, é um problema grave em que há a torção de parte do intestino, provocando a sua obstrução e impedindo a passagem de fezes e do fluxo sanguíneo para o local, o que pode causar a morte da região afetada.
O tratamento para aliviar os sintomas mais comuns causados por bridas, como cólicas e gases abdominais, pode ser recomendado pelo clínico geral ou gastroenterologista, com o uso de analgésicos, como Paracetamol, antiespasmódico como Hioscina, e remédios antigases, como a Dimeticona.
Assim, se existir suspeita de uma obstrução no intestino é aconselhado procurar imediatamente atendimento médico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que, normalmente, é feito com a administração de líquidos pela veia, passagem de uma sonda no trato digestivo ou cirurgia, dependendo da gravidade.
Informação relevante: o extravasamento do conteúdo do intestino geralmente evoluem com peritonite, formação de abscesso intra-abdominal e a septicemia. Não sendo tratadas, os danos podem ser graves e a pessoa pode vir a óbito.
O termo "diarreia" sofre dificuldades de definição semelhantes às da constipação. Embora a passagem urgente de fezes líquidas, oito vezes por dia, seja diarreia por qualquer definição, há uma área cinzenta entre normal e anormal. Diarreia não é a passagem frequente de fezes duras.
A presença de fezes amarelas é uma alteração relativamente comum, mas que pode acontecer devido a vários tipos de problemas diferentes, desde uma infecção intestinal até a uma dieta rica em gorduras.
Já a diarreia amarela pode indicar excesso de gordura no cocô, ser um sinal de intoxicação alimentar ou até mesmo de problemas no fígado, como hepatite. A diarreia com sangue pode acontecer devido a gastroenterites e indicar lesão na mucosa intestinal.
As causas mais comuns são hemorroidas, divertículos intestinais, fissuras anais, Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, pólipos e câncer de intestino grosso e reto – câncer colorretal.