Máquinas frigoríficas Segundo o postulado de Clausius, é impossível transferir energia sob a forma de calor de forma espontânea, de uma fonte fria para uma fonte quente. Para que tal aconteça, é necessário fornecer trabalho ao sistema, e, nesse caso, temos uma máquina frigorífica.
1ª Lei da termodinâmica: “Todas as formas de energia são mutuamente conversíveis”. E ainda: “A energia de um sistema fechado e isolado permanece constante”. Popularizado: “Na natureza nada se cria, Tudo se Transforma”. 2ª Lei da termodinâmica: “A fonte de calor superior fornece calor ao meio em busca do equilíbrio”.
Segunda Lei da Termodinâmica A cada ciclo realizado é retirada uma quantidade de calor da fonte quente, parte desse calor é convertida em trabalho e a outra parte é rejeitada para a fonte fria.
A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.
A lei zero da termodinâmica estabelece que "se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico entre si".
O zero absoluto é a menor temperatura teórica à qual um corpo pode chegar. Trata-se do limite inferior da agitação térmica e correspondente a um estado físico em que toda a energia cinética e potencial de um sistema é igual a zero.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zero absoluto é a mais baixa temperatura que pode ser representada em qualquer escala termométrica. Além disso, em 0 K, a medida de entropia do sistema é nula, em outras palavras, o sistema encontra-se na configuração mais organizada possível. ... O zero absoluto é equivalente a -273,15 ºC ou -459,67 ºF.