As janelas Killer correspondem a todas as áreas da memória que têm conteúdo emocional angustiante, fóbico, tenso, depressivo, compulsivo. São as janelas traumáticas ou zonas de conflito, denominados pelos junguianos de complexos autônomos. Killer, em inglês significa “assassino”.
A janela da memória é, portanto, um território de leitura num determinado momento existencial. Em cada janela pode haver centenas ou milhares de informações e experiências. ... Se ela abre diversas janelas, poderá dar respostas inteligentes. Se as fecha, poderá dar respostas inseguras, medíocres, estúpidas, agressivas.
“Síndrome do circuito fechado da memória é quando você não consegue encontrar alternativas dentro do seu consciente para agir de maneira inteligente. Quando isso acontece, suicídios são cometidos, pessoas lúcidas têm atitudes estúpidas.
Autofluxo. É um fenômeno que lê milhares de vezes por dia a memória, produzindo pensamentos que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar, etc. Sem ele morreríamos de tédio, solidão e angústia existencial.
O gatilho de memória nada mais é que uma associação de uma informação a alguma lembrança. Ex. Ao ouvir a música X, você se lembra de um determinado local ou pessoa. Ao sentir o cheiro de uma certa comida, lembra de quando sua avó preparava esse prato nos domingos em família etc.
Por isso, minha teoria se chama Inteligência Multifocal. Ela é multiangular, aborda, portanto, múltiplos aspectos do psiquismo humano, da construção das relações humanas e do processo de formação de mentes livres e emocionalmente saudáveis.
2° PASSO: CRITICAR ESSES PENSAMENTOS: Critique cada ideia pessimista, preocupação excessiva e pensamento antecipatório. Cada pensamento negativo deve ser combatido. Treine-se a não se perturbar pelo amanhã. Seu “Eu” tem de deixar de ser passivo, tem de criticar seus pensamentos que induzem culpa e antecipação.
Como funciona o processo de construção dos pensamentos da Mente Humana | Augusto Cury. ... Augusto Cury, a partir de sua teoria da Inteligência Multifocal e de conceitos que aos poucos vem desenvolvendo em suas obras, instiga o leitor a um autoconhecimento essencial para o desenvolvimento de uma mente saudável.
Os pensamentos intrusivos – ou invasivos – são pensamentos involuntários violentos ou perturbadores que parecem ficar presos na mente. Podem acontecer com frequência e causar uma grande angústia no indivíduo. As pessoas que os experimentam ficam preocupadas com seu significado.
Usando formas de entretenimento para se distrair. Assista à TV, a um DVD ou veja memes. O humor é ótimo para desviar a cabeça de pensamentos ou memórias negativas. Siga páginas de memes para dar boas risadas e manter o bom humor.
Ao sentir emoções ruins, praticar alguma atividade física pode ajudar; tente dar uma caminhada ou andar de bicicleta para se concentrar em uma atividade. Durma. Ao dormir, a mente se acalma e a atividade cerebral diminui, portanto, tire uma soneca.
Como acalmar a mente ansiosa
O chá de camomila é um remédio caseiro comum para acalmar os nervos e promover o sono. Um estudo de 2009 mostrou que a camomila também pode ser uma poderosa aliada contra o transtorno de ansiedade generalizada.
Quem tem pensamentos intrusivos costuma sempre esperar que coisas ruins aconteçam, desconfia das pessoas (até mesmo, daquelas que são próximas e queridas) e tende a ser inquieto e impaciente. Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade.