É a soma das áreas cobertas e descobertas de todos os pavimentos de uma edificação, incluindo a área de piso e as paredes. Exemplo 1: Se sua casa é um sobrado, a área construída será a soma da área de piso térrea com a do segundo pavimento, além da espessura de todas as paredes.
ÁREA TOTAL EDIFICÁVEL (ATE) É a área máxima edificável resultante da multiplicação do Índice de Aproveitamento do Terreno (IAT) pela área do terreno (S), representada pela fórmula ATE = IAT x S. ÁREA ÚTIL DO COMPARTIMENTO É a área de piso de um compartimento.
Projeção horizontal da área construída de todas as partes cobertas das edificações existentes em um lote, excluídas as situações previstas em lei. Área do terreno livre de pavimentação ou da projeção da edificação, inclusive do avanço do subsolo em relação a ela.
A legislação define como área construída qualquer área coberta, independente da altura, com algumas pequenas exceções. Assim, somando todas as áreas cobertas, temos a área bruta da edificação. ... Portanto, subtraindo essas áreas descontáveis da área bruta, temos a área líquida da edificação.
A área líquida é a área útil total. Por exemplo, se sua sala de atendimento mede 5x5 metros, ela tem a área líquida de 25 metros quadrados e não inclui nenhum espaço perdido – paredes, corredores, escadas, elevadores e áreas técnicas para passagem de tubulação e cabos elétricos.
Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, Se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.
Taxa de ocupação é a porcentagem do terreno que pode ser ocupado pela projeção da edificação. O objetivo da taxa de ocupação é limitar um crescimento urbano exagerado. A fórmula para calcular a TO é simples: (área total construída do primeiro pavimento + área excedente dos outros pavimentos) / área total do lote.
TODA ÁREA COBERTA CONTA COMO ÁREA CONSTRUÍDA! Não importa qual ambiente ou qual pavimento seja! Havendo cobertura, então, ela é contabilizada para o quadro de áreas. Exceto pavimentos com pé direito duplo. Nesse caso você conta a área uma única vez.
A fórmula para sobre como calcular taxa de ocupação (TO) é a seguinte: (Área total do pavimento térreo + Área total excedente dos demais pavimentos) / Área total do terreno. Para exemplificar, vamos pensar em um terreno de 10x20m, ou seja, 200m².
A área pemeável (em m²) consiste em toda parte do terreno que não possui revestimento de piso, permitindo que a água da chuva penetre no solo.
Para calcular o índice de áreas verdes da cidade de Vinhedo, foi considerado o somatório das áreas totais das praças, expresso em metro quadrado, dividido pelo número de habitantes da área urbana. As áreas dos canteiros sem arborização não foram consideradas. de 0,37 a 10,59 m2/habitante.
Assim, o recomendado pela OMS, segundo os referidos autores, é que a zona urbana deva ter um mínimo de 9 m2 de área verde por habitante, sendo que o índice ideal fica compreendido no intervalo de 10 a 16 m2.
Para descobrir o valor percentual de uma área, a operação é bem simples: