Esfera celeste: Do esforço dos astrônomos gregos em conhecer a natureza do cosmos, e com o conhecimento herdado dos povos mais antigos, surgiu o conceito de esfera celeste - uma esfera de material cristalino, incrustada de estrelas, tendo a Terra no centro.
O horizonte é o plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. Esse plano delimita a porção da esfera celeste que conseguimos enxergar. Os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste são as quatro principais direções sobre o horizonte, ortogonais entre si.
Ideias:Em astronomia temos a "esfera celeste", que pode ser considerada como um globo fictício de raio indefinido, cujo centro radial é o olho do observador. Na esfera celeste os pontos das posições aparentes dos astros, independentemente de suas distâncias, marcam esta superfície hipotética.
A quinta estrela, fora dos braços da cruz, é a Intrometida ou Intrusa (Épsilon do Cruzeiro). Esta constelação é usada para localizar o Polo Sul Celeste (PSC), basta seguir a reta formada pela Estrela de Magalhães e a Rubídea, cerca de quatro vezes e meia a distância do segmento de reta formado por estas duas estrelas.
Sua altura é máxima (90 graus ).
Na esfera celeste existem dois pontos que parecem não girar, o Polo Norte Celeste e o Polo Sul Celeste, que são projeções do eixo da Terra.
O hemisfério celestial norte, popularmente chamado também de céu boreal ou setentrional, é a metade norte resultante da interseção da esfera celeste com o plano do equador terrestre.
Cruzeiro do Sul
de Órion
Localiza-se no hemisfério sul É vulgar culpar-se Sirius pelos dias quentes e enevoados, os dias "de canícula" do hemisfério norte, em Setembro. Segundo a lenda, como Sirius nasce à mesma hora que o Sol, no final do Verão, as suas luminosidades unem-se e produzem mais calor.
Principais constelações
É o caso do Cruzeiro do Sul, a constelação mais importante deste hemisfério, podendo ser vista apenas do sul. ... A estas principais constelações do hemisfério norte dá-se o nome de constelações boreais. Cada constelação abrangerá, ainda, uma estrela principal. No caso da Ursa Menor, a estrela polar será a principal.