A equação de Hagen-Poiseuille é uma lei da física que descreve um fluido incompressível de baixa viscosidade através de um tubo de seção transversal circular constante.
que nos diz que o fluxo depende diretamente do raio do tubo e da velocidade do fluido em seu interior. ... Por ela, podemos notar que o fluxo é inversamente proporcional ao comprimento do tubo e à viscosidade e diretamente proporcional à quarta potência do raio e à diferença de pressão entre as extremidades [6].
O termo du/dy é chamado de gradiente de velocidade e corresponde à taxa deformação. O coeficiente presente é a viscosidade dinâmica, μ. única fase de uma substância simples.
A equação de Bernoulli é utilizada para descrever o comportamento dos fluidos em movimento no interior de um tubo. Ela recebe esse nome em homenagem a Daniel Bernoulli, matemático suíço que a publicou em 1738.
A equação da continuidade relaciona a velocidade do fluido com a área disponível para seu escoamento. ... A equação da continuidade relaciona a velocidade de escoamento laminar de um fluido (em que a velocidade do fluido em qualquer ponto fixo não muda com o tempo) com a área disponível para o seu fluir.
Expressão usando a fórmula de Chézy
Pelo fato de o ar passar mais rapidamente na parte superior da asa do avião, a pressão que o ar exerce sobre a asa é menor do que a pressão exercida na parte inferior dela. Dessa forma, há uma diferença de pressão entre as duas superfícies.
A diferença de pressão entre uma seção maior e menor que causa aceleração do fluido e maior velocidade. O oposto também é verdade. É isso que diz a equação de Bernoulli. A velocidade em uma seção reduzida é maior porque a mesma quantidade de fluido terá que passar por uma área menor, e vice-versa.
Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento.
Em termos práticos: quanto maior for a vazão necessária no sistema, maior será a “resposta” em forma de resistência hidráulica, ou seja, maior será a “contra-pressão” que a bomba deverá vencer. Se levantarmos os valores de perda de carga do nosso sistema, para diversas vazões, obteremos uma curva como a do Gráfico 1.
A pressão é a força exercida pelo fluido ou gás em uma área específica. Já a vazão é o volume desse fluido ou gás que passa em um ponto específico do sistema de acordo com uma unidade de tempo.