A dualidade partícula-onda proposta por De Broglie constitui um princípio fundamental do comportamento da estrutura atômica, tornando possível uma compreensão mais abrangente da natureza do átomo, bem como das ligações químicas por eles estabelecidas.
A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas. A natureza dual pode ser observada por meio de experimentos quando se investiga o comportamento de partículas, como elétrons, prótons, nêutrons e até os átomos.
A teoria da mecânica quântica afirma que a luz é feita de pequenos pacotes de energia chamados de fótons. Dependendo das condições do experimento, observamos os fótons se comportar como se fossem ondas, e outras vezes como se fossem partículas. ... Os resultados sugerem que um fóton não é nem uma onda, nem uma partícula.
Louis-Victor de Broglie
Em 1913, Niels Bohr lançou seu modelo atômico, incorporando a teoria quântica de Planck de uma maneira essencial. Esses e outros tabalhos do início do século 20 formam a antiga teoria quântica. Em 1924, Louis de Broglie criou a hipótese da dualidade onda-corpúsculo.
Na física clássica é comum pensar que a maioria dos objetos se encaixa em uma de duas categorias: partículas ou ondas. A diferença fundamental entre as duas é que uma onda não carrega matéria com ela.
Partícula é basicamente composta por matéria mesmo que a massa seja quase desprezível. Onda é uma perturbação periódica,ou seja, regular que transporta apenas energia.
Partícula: objeto com massa e forma bem definida, do tipo bola de bilhar. Onda: perturbação num meio material contínuo, de que são bons exemplos as ondas na superfície da água.
As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade (ou amplitude), frequência e polarização. No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a cor.
Pode-se obter a luz polarizada passando a luz natural por um polarizador ou por uma substância polarizadora. Alguns exemplos são uma lente polarizadora ou um prisma de Nicol.
Essa capacidade de atração de uma cidade, também conhecida como polarização, é o principal elemento utilizado para classificar as cidades de uma determinada rede urbana, que se divide em: ... Metrópoles Nacionais: São cidades que possuem uma grande influência dentro de um país, polarizando praticamente todo o território.
No mundo da política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes políticas de extremos ideológicos.
Para analisar a dinâmica territorial dos grandes centros urbanos, é preciso saber o que é conurbação, fenômeno que se origina das relações econômicas. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.
Polarização de ondas é o fenômeno no qual uma onda transversal, vibrando em várias direções, tem uma de suas direções de vibração selecionada, enquanto as vibrações nas demais direções são impedidas de passar por um dispositivo, denominado polarizador.
Geografia. A conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais.