26.
Primeiros socorros em caso de Incêndio
Se ninguém tiver acionado o Corpo de Bombeiros, o brigadista deve fazê-lo. Com isso, a Brigada funciona como uma contenção inicial para prevenir possíveis danos. Ela realiza a evacuação principal das pessoas, além de orientar sobre como proceder na situação.
Os candidatos a brigadista, devem frequentar curso de capacitação conforme caracteristicas do estabelecimento. O objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de local com sinistro, além de técnicas de primeiros socorros.
Os candidatos a brigadista devem ser selecionados atendendo ao maior número de critérios descritos a seguir: a) permanecer na edificação durante seu turno de trabalho; b) possuir boa condição física e boa saúde; c) possuir bom conhecimento das instalações; d) ter mais de 18 anos; e) ser alfabetizado.
A brigada de incêndio é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes, ela também é responsável pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins.