EQST

O Que A Coisa Julgada?

O que é a coisa julgada?

O conceito de coisa julgada está previsto no artigo 502 do Código de Processo Civil, que a descreve como sendo uma autoridade que impede a modificação ou discussão de decisão de mérito da qual não cabe mais recursos.

Quem é competente para julgar ação rescisória?

Assim, a competência para julgamento da rescisória é do Superior Tribunal de Justiça, uma vez que no julgamento do agravo de instrumento interposto contra decisão que inadmitiu recurso especial, adentrei na análise do mérito, julgando questões acerca dos índices de correção monetária, da legitimidade da CEF, da ...

O que é ação anulatória de ato administrativo?

É a declaração de invalidade de um ato administrativo ilegítimo ou ilegal, feita pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário. Baseia-se, portanto, em razões de ilegitimidade ou ilegalidade.

Quais as hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário?

São seis as hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, a saber: a moratória; o depósito do seu montante integral; as reclamações e os recursos administrativos; a concessão de medida liminar em mandado de segurança; a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação ...

O que é uma ação tributária?

É ação do contribuinte em face da Fazenda Pública, visando a restituição de tributo pago indevidamente. O fundamento básico da ação de repetição de indébito é afastar a locupletação indevida por parte do Fisco. ... O direito à devolução do indébito tributário nasce com a ocorrência do evento do pagamento indevido.

Qual é a fonte jurídica para a ação de consignação em pagamento tributária?

TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA. ARTIGO 164, DO CTN. 1. A ação de consignação em pagamento é demanda proposta por devedor contra credor objetivando liberar-se da obrigação tributária por meio de depósito judicial da prestação devida.

O que é ação de consignação em pagamento tributário?

"A consignação em pagamento de obrigação tributária é uma ação judicial que visa a proteção do direito que o sujeito passivo tem de pagar sua dívida e obter quitação, nos casos em que haja recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação ...

O que é ação de repetição de indébito tributário?

Repetição de indébito tributário refere-se à possibilidade do direito do contribuinte pleitear, junto às autoridades fazendárias, a devolução de tributo pago indevidamente ou nas demais hipóteses listadas pela Lei.

Pode haver consignação em pagamento em se tratando de crédito tributário?

A consignação em pagamento é uma das causas descritas pelo Código Tributário Nacional, como de extinção do crédito tributário. Trata-se da hipótese prevista o artigo 164 do CTN. A extinção operada, neste caso, segue a ordem da consignação em pagamento descrita nos outros ramos do direito.

O que é ação declaratória de inexistência de relação jurídica tributária?

Origem e finalidade. A ação declaratória de inexistência de relação jurídica tributária (ADIRJT) é um instituto jurídico que emerge da necessidade que o contribuinte tem de declarar a inexistência de uma relação jurídico tributária entre ele e o Fisco; É importante observar que essa ação tem caráter preventivo.

O que é ação declaratória de inexistência?

A ação declaratória (arts. 19 e 20 do CPC) é a apropriada para afastar dúvidas e solucionar divergência sobre a existência, inexistência e o modo de ser da relação jurídica, por isso, muito se assemelha ao recurso de embargos de declaração (art. 994, IV, do CPC), visto que ambos visam afastar dúvidas.

O que é ação anulatória Direito Tributário?

A ação anulatória de débito fiscal é uma ferramenta dentro da legislação brasileira que permite a extinção do processo jurídico, tornando-o inválido dessa maneira.

Para que serve a ação anulatória?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.

É possível a discussão do crédito tributário objeto de ação de execução fiscal por meio de ação anulatória?

A ação anulatória pode ser proposta mesmo após o inicio da execução fiscal. ... “É inconstitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade do crédito tributário”. Corroborando tal entendimento, tem-se o aresto do STJ: “EXECUÇÃO FISCAL.

Quais as peças de tributário para OAB?

Peças processuais de Direito Tributário

  • Ação declaratória de inexistência de débitos;
  • Ação anulatória;
  • Ação de consignação em pagamento;
  • Mandado de Segurança;
  • Embargos à Execução Fiscal;
  • Ação de Repetição de Indébito;
  • Agravo de instrumento;
  • Apelação;