Uma crise álgica falciforme é definida como a dor resultante de isquemia do tecido causado por vaso-oclusão mais comumente ocorrendo em ossos e na medula óssea. A crise álgica vaso-oclusiva é a complicação aguda que mais marca os pacientes com doença falciforme e se manifesta como dor aguda grave.
As crises vaso-oclusivas dolorosas são a manifestação aguda mais comum da anemia falciforme e a maior causa de hospitalização desses pacientes. A crise álgica inicia-se com oclusão da microvasculatura pelas hemácias falcizadas, levando a isquemia e hipóxia.
Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
Essa profilaxia antibiótica pode ser feita com penicilina V/oral (fenoximetilpenicilina/suspensão) ou penicilina G/injetável (penicilina G benzatina/intramuscular) conforme consta no Manual de Condutas Básicas na Doença Falciforme do Ministério da Saúde (Brasil, 2006).
A toma de antibióticos para eliminar o microbioma pode prevenir crises de anemia falciforme e impedir a ocorrência de complicações a longo prazo associadas à doença, como a falência de órgãos, dá conta um estudo publicado na revista “Nature”.
TRANSFUSÃO SIMPLES NAS AGUDIZAÇÕES: Transfundir sempre que o hematócrito tenha caído mais de 20% abaixo do nível de base do paciente, ou quando houver sinais de descompensação hemodinâmica induzida pela anemia. Transfundir hemácias fenotipadas para os antígenos Rh e Kell (Rh1, Rh2, Rh3, Rh4, K1).
Para o diagnóstico precoce de anemia falciforme, o Ministério da Saúde recomenda, desde junho de 2011, a realização no pré-natal da eletroforese de hemoglobina, que é o único exame capaz de detectar o traço falciforme em adultos.
Estas alterações culminam com um evento conhecido como falcização, que é a mudança da forma normal da hemácia para a forma de foice, resultando em alterações da reologia dos glóbulos vermelhos e da membrana eritrocitária. O processo primário deste evento é a polimerização ou gelificação da desoxiHbS.
Coleta: Se o exame não for realizado no mesmo dia, manter a amostra refrigerada, até no máximo 24 horas entre 4 a 8 graus Celsius (sem contato com gelo). Interpretação: Uso: diagnóstico diferencial de anemias hemolíticas; detecção de hemoglobinopatias associadas à doença falciforme.
O diagnóstico da anemia falciforme geralmente é feito através do teste do pezinho nos primeiros dias de vida do bebê. Este exame é capaz de fazer um teste chamado de eletroforese de hemoglobina, que verifica a presença da hemoglobina S e a sua concentração.