Fossa ilíaca direita, inguinal direita ou quadrante ilíaco direito é uma das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se abaixo da região umbilical, próxima ao quadril do lado direito. Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice.
Hipocôndrio direito é um das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se acima da cintura, mas abaixo do tórax, na região das costelas (9ª à 12ª), à direita do epigástrio, no terço mais cefálico. Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o fígado e a vesícula biliar.
A região do hipocôndrio esquerdo contém: o estômago. o topo do lobo esquerdo do fígado. o rim esquerdo.
Confira o vídeo:
A dor no hipocôndrio direito ocorre por afecções do fígado, vesícula biliar, flexura hepática do cólon, distúrbios no hemitórax direito, hemidiafrágma direito, doenças musculoesqueléticas ou do sistema nervoso.
As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso). Contudo, uma das causas mais preocupantes para a dor no lado direito da barriga é apendicite aguda, inflamação de uma pequena bolsa localizada no início do intestino grosso conhecida como apêndice.
Muitas mulheres experimentam mais dor e mais frequentemente no lado direito do útero, uma vez que, durante a gravidez, o útero tende a mover-se ligeiramente para o lado direito. Sexo durante a gravidez também pode causar dor abdominal e dor lombar leve.
Saiba mais sobre a dor nos flancos, aquela dor lateral que acontece depois de um exercício físico. Ao realizar uma corrida ou algum tipo de treino, muitas vezes sentimos uma dor na região lateral do nosso corpo, logo abaixo das costelas. Essa dor é popularmente chamada de “dor nos flancos” ou, ainda, “dor lateral”.
No entanto, esse poderoso órgão localizado abaixo das costelas direitas também pode ficar doente e entre as patologias que o acometem está a doença hepática gordurosa em suas principais formas de apresentação: a esteatose e a esteato-hepatite.
No entanto, a dor nas costelas também pode ser sinal de um problema respiratório e, nos casos mais graves, pode indicar câncer ou até infarto. Assim, sempre que a dor é muito intensa ou demora mais de 2 dias para aliviar, é aconselhado ir no clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Flancos são as laterais do corpo, localizados na região lombar. A gordura nos flancos é aquele pneuzinho que se forma na região lateral do abdômen.
A dor na lateral da barriga ao fazer exercícios físicos pode ser sintoma de diversas causas, desde as mais simples como gases até as mais complexas que podem envolver um tratamento cirúrgico.
Embaixo das costelas existe um músculo chamado diafragma, um espasmo nele pode gerar dor nesse local que você relatou. Esse espasmo pode estar vindo do pescoço pois sua inervação sai lá de cima. Se junto com o sintomas de dor debaixo das costelas estiver aparecendo dores no pescoço, suspeitaria dessa cadeia lesional.
Uma das formas mais conhecidas de palpar o baço é pela posição de Schuster. O paciente deve estar posicionado em decúbito lateral direito com o membro inferior esquerdo fletido a 90° e o joelho serve como ponto de apoio sobre a mesa do exame, garantindo equilíbrio ao paciente.
Para limpar e expelir as toxinas do corpo, o baço precisa de fluidos. Por isso, deve beber aproximadamente oito a dez copos de água diariamente. São ricos em vitaminas, minerais e enzimas que desintoxicam o corpo, melhoram as funções deste órgão, ajudam na digestão e fortalecem o sistema imunitário.
Esplenomegalia é o nome dado ao aumento do baço, que fica além de seu tamanho normal. O baço é um órgão pertencente ao sistema linfático, responsável por filtrar o sangue e manter os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas saudáveis.
Se a esplenomegalia for maciça (baço palpável a 8 cm abaixo do rebordo costal), a causa costuma ser leucemia linfocítica crônica, linfoma não Hodgkin, leucemia mieloide crônica, policitemia vera, mielofibrose com metaplasia mieloide, doença de Gaucher ou leucemia de células pilosas.
A esplenomegalia pode ocorrer como resultado de pressões elevadas esplênicas venosas e congestão vascular, hiperplasia histiofagocítica, infiltração celular, ou por causa de alterações de eritrócitos fisicamente anormais, tais como as células falciformes em lactentes e crianças, ou por excesso de células revestidas com ...
A pancitopenia corresponde à diminuição de todas as células do sangue, ou seja, é a diminuição no número de hemácias, leucócitos e plaquetas, o que provoca sinais e sintomas como palidez, cansaço, hematomas, sangramentos, febre e tendência a infecções.