O eletroduto é usado na proteção de condutores elétricos contra choques mecânicos e agentes químicos (foto: Marynchenko Oleksandr/shutterstock) Também conhecido como conduíte, o eletroduto é o elemento que protege os condutores elétricos contra influências externas, como choques mecânicos e agentes químicos.
Para proteger os condutores elétricos é necessário utilizar o conduíte, também conhecido como eletroduto. Os tipos de conduítes disponíveis no mercado para instalações de baixa tensão, atualmente, são: os rígidos, os flexíveis corrugados e os flexíveis planos.
Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança de uma residência, empresa, industria ou condomínio.
Com esse cenário planejado, o melhor eletroduto corrugado para enterrar é o corrugado PEAD Preto. Feitos de PVC, ambos possuem as vedações necessárias para garantir a proteção dos fios elétricos. A busca por modelos do tipo também é interessante pela flexibilidade atribuída.
Coloque o lubrificante na ponta do passa fio antes de utilizá-lo no cano, o que fará com que algumas curvas de 90º sejam lubrificadas antes de passar o fio. Remova pelo menos 7 cm da isolação de todos os fios que vão ser puxados. Insira suas pontas expostas, uma por vez, pelo gancho do passa fio.
Os cabos elétricos podem ser passados por eletrodutos no chão ou mesmo sem eletrodutos, desde que sigam algumas regras. A norma deixa bem claro que todo cabo que for usado enterrado diretamente no solo deve possuir proteção mecânica e esta proteção vai além da isolação em PVC.
É utilizado em conexões elétricas de eletrodomésticos, quadros de força e no mercado automotivo, como em lanternas, chicotes etc. É ideal para as ligações de aparelhos elétricos, como os eletrodomésticos, ferramentas motorizadas e também equipamentos que requerem cabos com bastante resistência e flexibilidade.
Já os cabos unipolares, ou de 1kV, podem ser utilizados de todas as formas, inclusive sobre eletrocalhas, bandejas, leitos e até mesmo sem nenhum conduto de proteção em situações de pouca exposição.
Fio 2,5mm Fio Para Instalar Portão Automático Eletrônico.
Critérios para o Dimensionamento da Seção Mínima do Condutor Neutro
Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.