Explicação: Após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) travaram uma disputa pela hegemonia mundial, tentando expandir suas zonas de influência. O período da Guerra Fria ficou marcado pela corrida armamentista entre as duas superpotências.
Expansão da Guerra Fria. Ao fim das negociações entre os vencedores da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou dividida em duas partes. Estas correspondiam ao limite do avanço de tropas soviéticas e americanas durante a guerra. A parte oriental, ocupada pelos soviéticos, tornou-se área de influência da União Soviética.
Apenas dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria eclodiu, colocando dois sistemas políticos e econômicos em conflito: o socialismo e o capitalismo. A Guerra Fria durou de 1947 a 1991, durante esse período os dois sistemas competiam pela hegemonia e queriam provar qual era o melhor por seus méritos.
Você sabe o que foi a Guerra Fria? Ela foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Por isso o nome: Guerra Fria, ou seja, o conflito não chegou a “esquentar” e ir para o campo de batalha. ...
Desfecho da Guerra do Vietnã Depois que as tropas norte-americanas saíram do Vietnã, a situação dos sul-vietnamitas ficou desesperadora, e eles foram derrotados rapidamente. Em 1975, Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi conquistada, e a guerra encerra-se com a unificação do Vietnã sob o comando do governo comunista.
Como começou a Guerra no Vietnã? A Guerra do Vietnã é consequência direta da Guerra da Indochina. Durante esse conflito, que aconteceu entre 1946 e 1954, vietnamitas (em geral, comunistas) lutaram contra o domínio colonial francês na Indochina Francesa – colônia da França que agrupava Vietnã, Laos e Camboja.
04 – Quais foram as consequências do conflito citadas na música? A Guerra do Vietnã trouxe grandes consequências para a vida desses jovens muitos morreram na guerra e os que regressavam para os EUA estavam mutilados ou psicologicamente afetados pelos horrores da guerra.
O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. ... A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia.
Resposta: obre o que é mundo multipolar, bipolar e unipolar podemos começar com o unipolar, tratando-se de uma visão de mundo unificado ou controlado por apenas um grande poder. ... Por fim, mundo multipolar é a divisão do poder entre várias potências regionais e não apenas duas como o caso do mundo bipolar.
Resposta. Resposta:As duas superpotências mundiais do período (Estados Unidos e União Soviética) tinham modelos político-econômicos que eram antagônicos, de modo que precisavam espalhar a sua influência por todo o mundo para que as suas economias permitissem o acesso aos recursos em escala global.
Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.
Uma elevada concentração de poder militar em uma única unidade resulta, então, em unipolaridade. Se a distribuição é mais uniforme, incluindo diferentes unidades com um mínimo de equilíbrio, o sistema é multipolar.
A Guerra Fria foi o conflito que as duas grandes potências emergentes após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, travaram em busca da superioridade mundial. O termo “Guerra Fria” foi cunhado pelo assessor presidencial norte-americano Bernard Baruch, em 1947.