No entanto, de acordo com o próprio Código de Ética, pode-se dizer que os psicólogos podem sim divulgar os seus serviços, desde que sigam algumas regras e restrições, que se resumem da seguinte forma: Apresentar o nome, o CRP e o número de registro do psicólogo.
O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
-utilizar um ambiente virtual criptografado, ou seja, que possua certificado digital de acordo com normas técnicas estabelecidas. Assim, apenas as duas pontas de comunicação (psicólogo e paciente) possuem acesso à conversa; -evitar a utilização de computadores públicos ou compartilhados para fazer o atendimento online.
I - É vedada ao psicólogo a utilização da internet para pesquisa em Psicologia, segundo o Código de Ética do Psicólogo. II - A utilização da internet para pesquisa em Psicologia só pode acontecer quando o psicólogo obtém permissão específica junto ao Conselho Federal de Psicologia.
Art. 11 – Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código. Ou seja, há possibilidade da quebra de sigilo, principalmente se for para atender uma ordem judicial, mas é necessário ter cuidado e RESTRINGIR apenas ao que for pertinente ao processo.
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.
Afirmam que os cursos propiciam uma formação ética e sociomoral aos futuros profissionais para "lidar com problemas do cotidiano de forma a garantir, ou seja, não violar, os princípios fundamentais preconizados pelo Código de Ética do Psicólogo (CFP, 2005), pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948), ...
Para o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios o Código de Ética pode ser definido como "a declaração do conjunto de direitos, deveres e responsabilidades empresariais para com os Stakeholders, refletindo a cultura, os princípios e os valores, a atuação socioambiental e o conjunto das normas de conduta para ...
De acordo com Fernando Bacellar, "o código de ética é basicamente um código que normatiza de acordo com os princípios de determinada profissão o que são dever e direitos de cada profissão para que possa harmonizar as relação sociais entre as pessoas".
A conduta ética exige que o profissional assuma a responsabilidade pelas suas atitudes e pelos erros e acertos de sua equipe. Diz respeito, portanto, à própria consciência do indivíduo.