Visão Sistêmica significa em resumo, conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam.
Causas sistêmicas, como o próprio nome diz, são causas provocadas pelo próprio Sistema. Aparecem por falha em algum processo do Sistema e causam a variabilidade existente. Se existem muitas causas sistêmicas, o numero de acidentes é alto.
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.
Visão sistêmica é isso. Obter um conhecimento detalhado de todas as faces do negócio, isso gera ações mais efetivas, principalmente a médio e longo prazo.
Lopes (2012) diz que visão sistêmica é habilidade profissional de ver o seu negócio como um todo, entender como interagem e funcionam seus processos de obtenção, transformação e entrega dos serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes.
De maneira simples e clara, ter uma visão sistêmica nada mais é do que ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõem.
A visão sistêmica, que vai ganhando corpo no último século, procura ver na realidade as relações existentes entre cada parte com o todo. E o todo é sempre maior que a soma de suas partes. A visão holística procura intuir o sentido maior, o pulsar no aqui e agora da realidade que se nos apresenta.
Holístico (ou holista) é um adjetivo atribuído a quem procura entender os fenômenos e acontecimentos de uma forma global. É um termo que pode ser aplicado em várias vertentes do conhecimento, como na medicina, na psicologia, na ecologia e na educação.
adjetivo Que considera o todo não somente como uma junção de suas partes; que busca entender os fenômenos por completo, inteiramente. [Medicina] Tratamento que tem em consideração a pessoa como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas; geralmente, tem métodos diferentes dos tradicionais.
A visão holística na medicina considera que o paciente deve ser tratado na sua totalidade, unindo a medicina tradicional, psicologia, ciência, fatores externos e emocionais como parte do problema a ser solucionado. Aliado aos cuidados convencionais surgem os chamados “cuidados alternativos” que apoiam e dão suporte.
O terapeuta holístico é o profissional que atua no tratamento complementar de doenças e distúrbios físicos e/ou psíquicos. O holismo pressupõe uma abordagem que atua no problema como um todo, não fragmentado ou tratado apenas pela parte problemática ou doente.