Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil
Desenvolvimento infantil, consiste numa seqüência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento de grau de complexidade do organismo, distingue-se de crescimento por referir-se as alterações da composição e funcionamento das células (diferenciação celular), à maturação dos sistemas e órgãos e a ...
Está comprovado que amar, brincar e cuidar são os principais fundamentos para o desenvolvimento das crianças, principalmente porque o vínculo é sinônimo de segurança.
Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.
Desde os primeiros meses de vida, o tempo de qualidade passado com o bebê em atividades de conversar, contar histórias, ler livros, ouvir música e brincar produz benefícios a curto e longo prazo para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança.
1- Incentive a sua curiosidade e permita que elas explorem o mundo. Uma das características que mais e melhor identificam as crianças é a curiosidade. Por isso, para ajudar as crianças a desenvolverem o seu potencial, é essencial incentivá-las a explorar o mundo ao seu redor e aprender mais sobre ele.
segurança e regulamentação; experiências que respeitem as diferenças individuais; experiências adequadas ao desenvolvi- mento; estabelecimento de limites, organização e expectativas; comunidades estáveis, amparadoras e de continuidade cultural.
No que se refere a relações familiares, o vínculo familiar seria mais um vínculo de afeto do que um vínculo biológico. Assim, surgiria uma nova forma de parentesco civil, a parentalidade socioafetiva. ... O princípio da afetividade quebra paradigmas, e traz a concepção da família de acordo com o meio social.
Veja algumas dicas de como fortalecer esse vínculo com seus pequenos: