Lei para emissão de partículas beta: Ou seja, deve-se somar 1 ao número de elétrons do novo elemento. Sabendo que cada emissão de radiação alfa implica em reduzir 2 prótons e 2 neutrons na massa, temos que 3* alfa = 3*4 = 12.
Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.
Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).
Resposta
Tipos de Radioatividade
Nuclídeo (do latim: nucleus , "núcleo") é uma espécie atómica caracterizada pelo número de protões, neutrões e estado energético do núcleo (quando observável). ... Os termos “isótopo” e “nuclídeo” se assemelham em alguns aspectos, pois os átomos de um nuclídeo pertencem ao mesmo isótopo de um elemento químico.
A emissão alfa, desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.