Qual expectativa de vida do quero quero? Eduardo Carrano: Não encontrei na literatura dados a respeito de longevidade da espécie, contudo existem exemplares de espécie anilhados a mais de 10 anos.
O nome popular quero-quero é de origem onomatopéica, pois é repetido várias vezes durante o dia ou à noite, principalmente para a defesa do território. Esta espécie possui, em cada asa, um esporão vermelho, recoberto pela plumagem; quando em atitude de defesa ou ataque os esporões tornam-se bem evidentes.
O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal) (Vanellus chilensis (Molina, 1782)), também conhecido por tetéu, téu-téu, teréu-teréu e terém-terém, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo à família dos Charadriidae.
Vanellus chilensis
O quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres.
Deve alimentar com ração para pintinhos, carne magra picada (acrescentar cálcio), folhas de alface ou “verdes” bem picadas e tenébrios e Neston misturado com água, jamais oferecer leite. Se não bicarem como se deve, tente “ensinar” com os dedos, pois eles imitam seus pais.
Contavam os antigos, viventes de priscas eras, que, quando Maria e José fugiam dos soldados de Herodes, que andavam no encalço do casal para matar o Menino Jesus, os dois procuravam passara parte do dia nas grutas das montanhas, e viajar durante a noite, para fugir da perseguição.
Vive em áreas abertas, tanto... O quero-quero é uma das aves mais abundantes no território Brasileiro e ave símbolo do Rio Grande Sul. Uma dupla desta espécie frequentemente emite seu canto no alto do telhado do prédio vizinho a redação do Mensageiro. ... É muito comum aos pássaros no período de incubação de seus ovos.
Coloque predadores falsos no telhado para assustar os pássaros.
As aves que põem ovos no chão como o quero-quero possuem ovos cônicos. Por outro lado, as aves que fazem um ninho com paredes põem ovos mais arredondados como os beija-flores. Além da adaptação na forma, os ovos têm colorações que ajudam a camuflá-los no ambiente, dificultando para o predador de encontrá-los.
As dicas a seguir são para que consiga deixar o ambiente incômodo aos pássaros, incentivando-os a ficar em outros lugares longe do seu terreno.
7 dicas para afastar os pombos de casa
Alguns métodos para espantar pombos, pardais e morcegos
Guie o passarinho para fora. Caso ele não saia por conta própria, experimente guiar o passarinho até a saída. Pegue um lençol bem grande e segure-o com as duas mãos. Ande lentamente atrás do pássaro, levando-o em direção à saída.
Método antigo e barato, cruzar linhas de cordão de algodão Colocados sobre a horta presos a bambus ou sarrafinhos, o que dificultam o pouso e o vôo dos pássaros na horta. Têm de ficar muito bem esticadas para funcionar, sendo necessária manutenção da posição dos bambus.
Procure o ninho do bebê em quase arbustos, árvores ou outros locais escondidos, se achar que encontrou um filhote. O ninho é o melhor lugar para o filhote ficar. Gentilmente pegue-o e coloque-o de volta em sua casa. E esqueça a noção de que os pais vão rejeitar um passarinho que foi tocado por um humano.
Melhor forma de atrair Eles gostam de laranja, goiaba, mamão, pitanga, jabuticaba, amora e romã. Os locais com árvores atraem pássaros que se alimentam de insetos, o que pode ser uma grande vantagem para espantá-los dentro de casa. Já para os espaços menores, algumas sementes podem ajudar.
Para fazer comedouro para pássaros ao ar livre você irá precisar de:
Recorte a parte de cima de uma das garrafas PET. Marque o tamanho da parte cortada na outra garrafa e faça um corte, de modo que as duas se encaixem. Faça outra abertura na parte da frente da garrafa, onde o animal irá pegar a ração.
Água com açúcar ou misturar um pó composto por fórmula rica em vitamina e sais minerais atraem o bico do passarinho. “A água fica rosa e este é um alimento próprio para o beija-flor. Às vezes coloco este nutriente e eles viram fãs.
Ela podem ser colocadas não só nas árvores no jardim, mas também em cercas ou em cima de vigas na parte de fora da casa. Nos apartamentos, a dica é pendurar a casinha no teto das varandas ou ainda na parede. Uma dica legal é colocar um poleiro do lado de fora da casinha.
Como fazer: O segundo pote de sorvete- é para cortar um triângulo que vai formar a casinha. Faça dois buracos em cada ponta furando com prego quente as duas partes, a casinha e o triângulo juntos! É só colocar o aramizinho de pão nos dois buracos e dar uma torcidinha atrás... simples!
Para fazer um ninho fácil e rápido, pique uma sacola de papel em tiras finas. Forre uma tigela com papel-toalha, arrume as tiras em cima dele, passe cola para grudá-las e espere-as secar em forma de ninho.