Local de contenção ou imobilização de animais com objetivo de alguma prática de manejo como, seleção, aplicação de vacinas e medicamentos, ou seja, tratamentos profiláticos e higiênicos.
Este modelo de curral diminui bastante a ansiedade, evita aglomerações e a necessidade de gritos, ou do uso do bastão, que pode ocasionar lesões no animal”, relata o produtor rural, revelando que, atualmente, o curral antiestresse é responsável por 90% do total do faturamento da empresa.
É um curral em formato inteligente e funcional, como uma seringa em forma de lua, que imita o movimento circular dos animais, dando a impressão aos animais de que estão sempre voltando ao mesmo lugar, razão pela qual um dos benefícios do curral antiestresse é sugestionar o animal e, com isso, mantê-lo calmo.
As instalações são consideradas como ponto fundamental dentro da exploração, portanto devem ser amplas, arejadas, de fácil higienização e voltadas ao maior conforto possível para o animal (proteger contra as chuvas, os ventos e temperaturas extremas).
Dentre as instalações utilizadas na bovinocultura de corte englobam-se desde as cercas e porteiras, cochos e bebedouros, estrutura do “creep-feeding” e “creep-grazing”, o curral de manejo e seus componentes, o galpão de confinamento até os silos para armazenamento de alimentos.
O local deve ser escolhido de tal modo que se aproveitem as vantagens da circulação natural do ar e se evite a obstrução do ar por outras construções, barreiras naturais ou artificiais. A instalação deve ser situada em relação à principal direção do vento.