Para estimular o ritmo na criança, pode-se bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas, entre outros. Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabendo ao professor aperfeiçoá-lo e adaptá-lo, em inúmeras oportunidades (VERDERI, 1998).
Além disso, uma boa dica é explorar os materiais disponíveis em casa, como panelas, potes de plástico, caixas de madeira ou papelão, latas de alumínio, utensílios de cozinha e diferentes materiais que fazem sons. “Nesses momentos em casa, as crianças também podem ir à janela para tentar ouvir os sons externos.
Desenvolvimento psicomotor: o ritmo tem uma função essencial no equilíbrio do sistema nervoso. A música age aliviando tensões e favorecendo descargas emocionais. O senso rítmico é desenvolvido pelos movimentos que ela faz ao ouvir sons, seja dança, batida de palmas ou bater os pés.
Para ter seu próprio chocalho, basta separar uma lata de refrigerante, pequenas pedrinhas, que podem ser feijão ou arroz, e fita adesiva. Ponha o quanto de pedrinhas achar necessário para um bom som dentro da lata e feche-a bem com fita adesiva. Use a criatividade para decorar.
Coloque as sementes, os grãos ou os cereais dentro das garrafas e tampe....Você vai precisar de:
Chocalho de rolo de papel higiênico
metal
Como funciona? Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.
O ganzá é um idiofone percutido indiretamente, chacoalhado ou agitado, enquadrado assim na classificação 112.
O chocalho pode ser amarrado ou preso ao corpo, que, ao se movimentar, o fará produzir sons, ou pode ser tocado com as mãos.
Os instrumentos musicais parecidos com chocalho são chamados de maracas, ganzá, caxixi e o xique-xique.
Resposta. Eles utilizam para festejar, comemorar, fazer cerimonias , como o pau de chuva, ele é utilizado para as mesmas coisas!
Resposta: Para os indígenas os instrumentos musicais estavam relacionados ao canto, a dança e a contação de história os quais: -eram associados a universo mítico e transcendente. -relacionado aos rituais religiosos. -contato com os ancestrais.
Para acompanhar o Canto, os Povos Indígenas usam Instrumentos Musicais característicos, como a maraca, o tambor, o chocalho, a flauta, o guizo, o apito etc. Os pés são usados para marcar o pulso.
INSTRUMENTOS MUSICAIS INDÍGENAS Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco- reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.
Os instrumentos de sopro, como pios, apitos, buzinas, trombetas e flautas, produzem som pela introdução de ar em tubos e cavidades. São feitos de folhas retorcidas, frutos, troncos, bambu, ossos, cabaça, cerâmica, chifre e carapaça de animais.
Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais.
Como dito na outra resposta alguns dos instrumentos eram: Torokaná, Catacá, Chocalhos, Karutana, Katukinaru, Zumbidores, Membi-tarará, Flautas. Os indígenas compõem sua música por meio de sua cultura, tradição, costumes e identidade.
Os tambores são instrumentos utilizados tanto para sinalização e comunicação, quanto em festas e cerimônias sociais e religiosas.
Dentro dos instrumentos de percussão idiofones, os mais conhecidos: gongo, triângulo, berimbau, pratos, castanholas, reco-reco, cajón, carrilhão, chocalho, sistro, sino e matraca.